Bachelet reafirma apoio à candidatura do Brasil ao Conselho de Segurança da ONU



Ao discursar durante a sessão solene do Congresso em sua homenagem, no Plenário do Senado, a presidenta do Chile, Michelle Bachelet, reafirmou a disposição de apoiar o Brasil na busca por uma vaga no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Ela também destacou o papel fundamental e estratégico que o Brasil tem na integração da América do Sul e do Caribe.

Michelle Bachelet comunicou ao Congresso brasileiro que seu país está pronto para buscar uma parceria mais avançada com o Brasil. Ela defendeu o estreitamento da relação bilateral na busca de um continente mais integrado e de um mundo mais justo. A presidenta comunicou que já assinou com o governo brasileiro acordos de cooperação nas áreas de energia e meio ambiente, durante visita que fez ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Primeira mulher eleita para presidir o Chile, Bachelet revelou que pautará seu mandato na construção de políticas públicas que reduzam as desigualdades sociais. Ela completou que trabalhará para construir um sistema de proteção social que garanta à população chilena, sobretudo aos mais pobres, acesso aos direitos fundamentais mínimos como saúde, emprego, educação e moradia.

O plano de governo inicial de Michelle Bachelet, divulgado ainda durante a campanha presidencial e previsto para ser cumprido nos primeiros cem dias de gestão, inclui 36 medidas, entre elas a redução do desemprego, o aumento da segurança e o aperfeiçoamento dos sistemas de proteção social, por meio de uma reforma do modelo de pensões.

Em sua fala aos parlamentares brasileiros, Michelle Bachelet também abordou suas ligações com a cultura e a história do Brasil. Ela citou nomes como Jorge Amado, José de Alencar e Barão do Rio Branco e destacou que sua paixão pelas músicas de Roberto Carlos levou-a a matricular-se no Instituto Chileno-Brasileiro de Cultura. A presidenta chilena prometeu aprender toda a letra do Hino Nacional do Brasil para cantá-lo na íntegra em sua próxima visita ao país.



11/04/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


França apoia candidatura do Brasil para integrar o Conselho de Segurança da ONU

ACM NEGA CANDIDATURA E REAFIRMA APOIO A FHC

Brasil recebe apoio da Caricom à candidatura de Graziano à FAO

Sarney reafirma apoio do Brasil à solução pacífica no Saara Ocidental

Brasil lamenta perda de vidas na Líbia e reafirma apoio a enviado especial da ONU

Novo embaixador buscará apoio croata a vaga no Conselho de Segurança da ONU