Brasil recebe apoio da Caricom à candidatura de Graziano à FAO



O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou nesta terça-feira (1o) que o governo brasileiro recebeu apoio dos países integrantes da Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom) à candidatura professor José Graziano da Silva à Direção Geral da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO, sigla em inglês de Food and Agriculture Organization). 

O apoio foi apresentado ao chanceler brasileiro Antonio de Aguiar Patriota, durante sua participação, como convidado especial, da 22ª Reunião Intersessional da Caricom, realizada em 25 e 26 de fevereiro, em Granada. A FAO tem o objetivo de elevar os níveis de nutrição e de desenvolvimento rural no mundo. A candidatura de Graziano foi lançada em janeiro, veja aqui o perfil. 

O apoio a professor Graziano, que integrou a delegação brasileira ao encontro, consta do comunicado que emanou da Cúpula de Granada. O Itamaraty informou ainda que o governo brasileiro “estende aos 14 membros da Caricom seu agradecimento por essa demonstração de confiança”. Entre os países que integram o bloco estão Antígua e Barbuda; Bahamas; Barbados; Belize; Dominica; Granada; Guiana; Haiti; Jamaica; Santa Lúcia; São Cristóvão e Névis; São Vicente e Granadinas; Suriname e Trinidad e Tobago. 

O MRE também divulgou nesta terça-feira o pronunciamento feito pelo chanceler brasileiro Antonio de Aguiar Patriota durante sua participação, como convidado especial, da 22ª Reunião Intersessional da Conferência de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom), realizada em 25 e 26 de fevereiro, em Granada. Veja íntegra do pronunciamento original em inglês.

Segundo o ministério, ao dirigir-se, em plenário, aos chefes de governo dos países-membro da Caricom, o ministro das Relações Exteriores reafirmou o compromisso do Brasil com o estreitamento dos laços de diálogo e cooperação com o Caribe. Salientou também o crescimento do comércio entre o Brasil e os países caribenhos, que excedeu em 2010 a cifra de US$ 4 bilhões. 

O ministro Antonio de Aguiar Patriota anunciou, em seus contatos em Granada, novos projetos de cooperação em matéria de desenvolvimento agrícola que o Brasil põe à disposição dos parceiros caribenhos para execução em 2011. 

Os projetos foram detalhados pelo diretor do Escritório para as Américas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com sede no Panamá, e por um representante da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que acompanhavam o ministro.

  

Fonte:
Ministério das Relações Exteriores (MRE)

 



01/03/2011 17:00


Artigos Relacionados


Brasil defende em Nova York a candidatura de Graziano para comando da FAO

Consea apoia candidatura de Graziano para a FAO

País defenderá na FAO uso do pescado contra fome e candidatura de Graziano

Ministro vai a Roma defender candidatura de José Graziano para comando da FAO

Bachelet reafirma apoio à candidatura do Brasil ao Conselho de Segurança da ONU

José Graziano, candidato para a direção da FAO, pede apoio do Congresso