Bacia de Santos receberá monitoramento contra vazamentos de petróleo



Sistema de monitoramento oceânico será feito com ajuda de robôs mergulhadores

 

Convênio firmado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, permitirá a execução de um sistema inédito de monitoramento na Bacia de Santos, onde estão situados campos de exploração de petróleo na camada pré-sal, como o Campo de Lula. O monitoramento minimizará problemas de vazamento de petróleo e, consequentemente, o risco de desastres ambientais.

Firmado na quinta-feira (21), o convênio resulta da parceria entre a Coordenação de Programas de Pós-Graduação de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e a empresa privada BG Brasil, multinacional britânica que é sócia da Petrobras em alguns dos campos do pré-sal da Bacia de Santos, inclusive o Campo de Lula.

O projeto prevê investimentos de R$ 20 milhões da BG pelo prazo de três anos. O professor Luiz Landau, do Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) da Coppe, disse que o chamado Projeto Azul é inovador porque trará um conhecimento das condições prévias da região de exploração antes do início efetivo dessa atividade.

Landau admitiu que o sistema de monitoramento oceânico, que será feito com ajuda de robôs mergulhadores, poderá minimizar problemas de vazamento de óleo, como os ocorridos na Bacia de Santos no final do ano passado e no início deste ano. “A atividade de produção sempre tem seu risco. Mas, o que a gente pode é trabalhar para minimizar qualquer tipo de impacto”.

O sistema de monitoramento também poderá ser implantado em outras bacias. Segundo o professor da Coppe, o sistema pode ser levado para qualquer atividade que envolva o oceano como ambiente.

De acordo com informação da assessoria da Coppe, o sistema facilitará, pela primeira vez, que as correntes oceânicas sejam estudadas até a profundidade de dois mil metros. Além disso, o sistema de monitoramento poderá ser integrado a outros projetos similares existentes na Europa e nos Estados Unidos.

Acompanhe notícias sobre a Rio+20 na página oficial do Governo Brasileiro

Visite a página da Rio+20 no Facebook

Siga o perfil da Rio+20 no Twitter

Assista a vídeos sobre a Rio+20 no canal oficial no Youtube

Leia a edição especial da Revista Brasilis sobre a Rio+20

 

Leia mais:

Petrobras aceita o desafio de atuar sem derramamento de petróleo

Petrobras faz nova descoberta de óleo na camada pré-sal da Bacia de Santos

 

Fonte:
Agência Brasil

 

22/06/2012 13:21


Artigos Relacionados


Manchas de petróleo se dispersam na Bacia de Santos

Petrobras encontra petróleo leve na Bacia de Santos

Petrobras descobre petróleo de boa qualidade no sul da Bacia de Santos

Petrobras informa que não há mais vestígios de petróleo na Bacia de Santos

Petrobras confirma petróleo de qualidade no segundo poço no pré-sal da Bacia de Santos

Petrobras encontra petróleo de boa qualidade no poço Biguá da Bacia de Santos