Bahia celebra tombamento do terreiro Oxumaré



A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e a presidenta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Jurema Machado, estiveram nesta quarta-feira (15) no terreiro Oxumaré (Salvador - BA), onde se celebrou a aprovação do tombamento da Casa em decisão do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan.

O governador Jaques Wagner, a ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (ACM Neto), o presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, a senadora Lídice da Mata e as Ialorixás Stela de Oxóssi e Carmen de Oxalá prestigiaram o evento.

"Estivemos juntos, em Brasília, onde acompanhei a análise e votação sobre a relevância e símbolo do terreiro Oxumaré. E, portanto, é uma honra e um momento muito especial ser acolhida e hoje estar aqui neste terreiro iluminado e agora tombado", disse a ministra.

Segundo Marta, ao aprovar o tombamento, o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan reconheceu que,  "junto das práticas religiosas, aqui se exerceu papel fundamental à luta e resistência do povo negro, bem como na disseminação da rica cultura africana no nosso País".

Oxumaré é orixá do movimento e dos ciclos vitais que geram as transformações. É símbolo da riqueza, da continuidade e da permanência. O babalorixá Pecê, representando a Casa, lembrou as origens do terreiro e seus fundamentos. Pediu proteção aos orixás e disse: "a conquista não é só do terreiro, mas do povo de santo da Bahia e do Brasil". "Precisamos ser respeitados dentro de um País que nosso povo construiu. Não só pela culinária, ou conhecimento de música, mas também pela força espiritual."

Além deste terreiro, o Iphan reconheceu em tombamentos a Casa Branca, Ilê Axé Opô Afonjá, Gantois, Alaketu e Bate-folha, todas em Salvador (Bahia), e a Casa das Minas Jejê, em São Luís (MA).

A ministra Luiza Bairros comemorou a parceria com Iphan e Ministério da Cultura (MinC)  junto ao Plano de Desenvolvimento Sustentável  de Comunidades de Matriz Africana,  da sua pasta.  "O processo, na atual gestão, de Jurema Machado e da ministra Marta Suplicy, foi acelerado. Existe um lugar de dignidade e de liberdade para homens e mulheres negros no Brasil e estamos aqui ocupando este espaço", observou.

O governador Jaques Wagner destacou que "é uma honra participar de um momento em que se corrigem séculos de injustiça, um momento especial de vitoria".

Nesta quinta-feira (16), Marta Suplicy participa da caminhada e da tradicional Lavagem do Bonfim.

Fonte:
Ministério da Cultura



16/01/2014 11:20


Artigos Relacionados


Terreiro Ilê Axé Oxumaré é reconhecido como patrimônio cultural

João Durval celebra aniversário da Independência da Bahia

Povos de Terreiro e Ciganos são recebidos no Ministério da Cultura

Iphan entrega obras reformadas de terreiro em Salvador

Ministério da Cultura realiza oficinas para Juventude de Terreiro

Comunidades de terreiro lavam rampa do Congresso em protesto contra intolerância religiosa