Baía de Guanabara abre temporada 2014 de vela



O primeiro fim de semana de 2014 será de barco dentro d’água. A cidade de Niterói, no litoral fluminense, recebe neste sábado (4) até o dia 11 de janeiro, a Copa Brasil de Vela. Válido como Campeonato Brasileiro de classes Olímpicas, o evento será disputado na baía de Guanabara, na raia dos Jogos Olímpicos de 2016, e terá como sede a praia de São Francisco.

A competição é o primeiro evento das classes olímpicas na temporada de 2014. São esperados cerca de 300 velejadores distribuídos em dez classes: laser radial e standard, 470 masculino e feminino, RS:X masculino e feminino, 49er, 49er FX, finn e nacra 17.

As regatas contarão com grandes nomes da vela nacional, como Robert Scheidt, Bruno Prada, Jorge Zarif, Ricardo Winick (Bimba) e Isabel Swan. A Confederação Brasileira de Vela (CBVela) usará o desempenho dos velejadores na competição como o principal critério para definir a equipe que irá representar o país no Mundial de Santander, onde será definida a metade das vagas para os Jogos Olímpicos de 2016.

Para o atual campeão mundial da classe finn, Jorginho Zarif – que recebe o benefício do programa Bolsa-Atleta do Ministério do Esporte – velejar na baía de Guanabara será um grande treinamento em preparação para 2016. “Eu gosto bastante da raia do Rio de Janeiro. Tenho competido lá desde a época do optimist, quando ainda era uma criança. A vista é linda e as condições de vento médio me agradam muito. Fora que para quem conhece e está acostumado a velejar por lá, fica mais simples, já que esta não é uma raia fácil”, disse.

Além velejadores brasileiros, A Copa Brasil de Vela contará com atletas da Grã Bretanha, Estados Unidos e Israel. A CBVela confirmou a cidade de Niterói e a baía de Guanabara como sede da Copa Brasil de Vela até 2016. A partir de 2017, a entidade pretende rodar o país. O evento conta com a organização da CBVela e da Prefeitura de Niterói, com o patrocínio do Bradesco e das Águas de Niterói.

Fonte:
Ministério do Esporte



06/01/2014 17:07


Artigos Relacionados


Conde pede apoio à despoluição da Baía de Guanabara

FISCALIZAÇÃO TERIA IMPEDIDO VAZAMENTO NA BAÍA DE GUANABARA

SARNEY FILHO DEBATE VAZAMENTO NA BAÍA DE GUANABARA

AGU bloqueia R$ 20 milhões de empresa que derramou óleo na baía de Guanabara

Plataforma de petróleo da Transocean volta a flutuar na Baía de Guanabara

Apesar da de inclinação de plataforma na Baía de Guanabara, não houve vazamento