Baixada Santista ganha mais três postos do Acessa SP



Inauguração será na terça-feira, 15, em Guarujá e Cubatão

O governo do estado inaugura nos municípios do Guarujá e de Cubatão três postos do Acessa São Paulo nesta terça-feira, 15. O programa de inclusão digital paulista, que já possui três postos nas cidades de Itanhaém, Santos e São Vicente, amplia para seis o número de unidades em funcionamento na Baixada Santista. Desta forma, os postos do Acessa na região terão um aumento de 50% no número de atendimentos mensais.

A inauguração do Acessa no Guarujá acontece no bairro Pae Cará, às 14h30, com a presença do Secretário de Gestão Pública, Sidney Beraldo, e do prefeito, Farid Said Madi. Em Cubatão, a cerimônia será realizada às 16h30, também com a participação do Secretário Beraldo e do prefeito do município Clemont Silveira Castor. 

O município do Guarujá recebe duas unidades do Programa Acessa São Paulo, com capacidade prevista para realizar 1.320 atendimentos por mês. Cada posto conta com cinco computadores e dois monitores estão à disposição para auxiliar a população na utilização do equipamento. Os postos do Acessa São Paulo estão localizados no Centro de Atividades Educacionais e Comunitárias (CAEC) João Paulo II, no bairro Pae Cará, na Rua Engenheiro Silvio Fernandes Lopes, 281, e na Vila Santo Antônio, na Rua José Ferreira Canaes, 29. Ambas atendem de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Em Cubatão, o posto do Acessa São Paulo tem oito computadores disponíveis para a população e dois monitores treinados para prestar auxílio aos usuários. A unidade encontra-se no centro da cidade, na Rua Pedro José Cardoso, 247, e atende das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. A capacidade mensal do posto é de 2.100 atendimentos.

Programa

O Acessa São Paulo oferece acesso às novas tecnologias da informação e comunicação, em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos. 

Atualmente, o programa está presente em 353 cidades, dispõe de 404 postos, com 3.936 computadores e 720 monitores. São 1,2 milhão de usuários cadastrados em todo o Estado e mais de 28 milhões de atendimentos já foram realizados desde julho de 2000, quando o Programa foi lançado.

De acordo com os resultados da pesquisa Ponline 2006, realizada junto a 8 mil usuários do programa, o principal público atendido pelo Acessa São Paulo é o jovem de baixa renda. Mais da metade dos freqüentadores, 59%, têm entre 15 e 24 anos, e 68% deles apresentam renda entre 1 e 4 salários mínimos.

Nessa pesquisa os usuários também foram convidados a avaliar o impacto do uso da internet em suas vidas. O levantamento apontou que ficou mais fácil aprender depois do uso da internet para 83% dos entrevistados. A pesquisa revelou ainda que a maioria dos usuários -83,9%- também se considera melhor informado sobre as notícias do país, e 59% deles dizem ter conseguido novas oportunidades de trabalho com o uso da Internet. 

Ainda segundo a pesquisa, 82% dos usuários enviam e recebem e-mails; 45,8% lêem notícias em jornais e revistas; 43,4% freqüentam salas de bate-papo; 35% buscam oportunidades de trabalho. Além disso, 46% afirmam já ter utilizado serviços de governo eletrônico.

Atendimento

O atendimento nos postos do Acessa São Paulo é gratuito, e cada usuário tem direito a 30 minutos de navegação por acesso. Para utilizar os postos é necessária a apresentação do RG, e menores de 11 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Confira o endereço dos novos postos: 

 

Guarujá

Endereços: Rua Engenheiro Silvio Fernandes Lopes, 281, Pae Cará; Rua José Ferreira Canaes, 29 – Vila Santo Antônio.       

Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Número de computadores: 5

Previsão de atendimento mensal: 1.320 atendimentos

 

ubatão 

Endereço: Rua Pedro José Cardoso, 247 – Centro.

Horário de funcionamento: das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Número de computadores: 8

Previsão de atendimento mensal: 2.100 atendimentos

 

Demais Postos da Baixada Santista

 

Itanhaém

Av. 31 de março, 1.505 – Jardim Sabaúna

Segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas

 

São Vicente

Rua Frei Gaspar, 384, sala 29 – Centro

Segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas

 

Santos

Pça Iguatemi Martins, s/nº - Centro

Segunda a sexta, das 9 às 17 horas

 

Da Secretaria Estadual de Gestão Pública

(I.P.)

 

 



01/12/2008


Artigos Relacionados


Baixada Santista ganha mais três postos do Acessa SP

Baixada Santista ganha mais uma Etec

Baixada Santista ganha Gabinete de Gestão

Baixada Santista ganha investimentos em transporte sustentável

Baixada Santista ganha unidade de perícias médicas

Saúde: Baixada Santista ganha Casa do Adolescente