Banco do Brasil vence licitação e é o novo parceiro dos Correios no Banco Postal
O Banco do Brasil foi o vencedor da licitação realizada pelos Correios nesta terça-feira (31), em Brasília, para escolha do novo parceiro da instituição para o Banco Postal. Também participaram da disputa o Bradesco, a Caixa Econômica Federal e o Itaú. Para participar da licitação, os bancos deveriam ter ativos totais de, no mínimo, R$ 21,6 bilhões e patrimônio líquido de pelo menos R$ 2,16 bilhões.
O Banco do Brasil venceu a licitação com a proposta de R$ 2,3 bilhões, referente ao valor básico de acesso ao negócio. O pagamento deverá ser feito à Empresa de Correios e Telégrafos (ECT) em até 10 dias após a assinatura do contrato, que tem duração de cinco anos e meio, prorrogável por mais cinco anos.
Além desse valor, o banco pagará, até 2 de janeiro de 2012, mais R$ 500 milhões pela utilização das agências da ECT. Também está previsto o repasse mensal do valor referente à participação da ECT nas transações efetuadas pelo Banco Postal, que é estimado em R$ 350 milhões por ano.
O Banco do Brasil deve iniciar a prestação do serviço em 2 de janeiro de 2012. O contrato com o atual parceiro, Bradesco, vai até o final de 2011. O banco prestava serviço aos Correios desde 2001.
O Banco Postal possui atualmente mais de 6 mil agências, que cobrem 95% (5.266) dos municípios brasileiros. Desde a sua criação, em 2002, mais de 10 milhões de contas já foram abertas. O serviço tem participado efetivamente do compromisso governamental de promover a inclusão bancária e social. Cerca de 93% dos correntistas têm renda de até três salários mínimos.
Mais serviços
De acordo com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a disputa acirrada mostra o valor de uma parceria com os Correios. Ao todo, foram realizadas 12 rodadas de lances. O ministro destacou ainda a transparência de todo processo de licitação conduzido pela ECT e parabenizou o Banco do Brasil pela disposição de conquistar novos espaços.
Para Paulo Bernardo, a vitória do Banco do Brasil vai ter como consequências a ampliação e a maior interiorização dos serviços oferecidos pelo banco. “Isso é importante para atingir o público de baixa renda que tem vontade de ter conta [corrente ou poupança em uma instituição financeira] e não consegue”.
O ministro afirmou que o público de baixa renda é importante para os bancos, mas é difícil montar agências em algumas cidades do interior ou em comunidades de baixa renda. A parceria com os Correios, segundo ele, viabiliza essa ampliação do atendimento bancário.
Segundo Paulo Bernardo, a presidenta Dilma Rousseff ficou surpresa com o resultado da licitação, pois acreditava que o Bradesco cobriria qualquer proposta para permanecer como correspondente bancário dos Correios, mas ficou satisfeita com a vitória do Banco do Brasil.
Fonte:
Correios
Agência Brasil
31/05/2011 19:34
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