Bancos apostam em parceria com lojistas para expandir número de correspondentes
Os bancos que atuam com correspondentes bancários apostam na expansão dos negócios com os lojistas. Esse é o caso da Caixa Econômica Federal, que instalou correspondentes inicialmente nas lotéricas e depois partiu para as parcerias com comerciantes diversos, como supermercados e imobiliárias.
O gerente nacional de Canal Parceiro Lotérico da Caixa, Antonio Carlos Barasuol, diz que atualmente o banco tem correspondentes bancários em 10.547 lotéricas e quase o dobro - 20.693 - em outros estabelecimentos comerciais. O processo de ampliação continua: a previsão é que se encerre este ano com 11 mil correspondentes em lotéricas e mais 2 mil em pontos comerciais.
Segundo a Caixa, em 2009, os correspondentes Caixa Aqui (lotéricos e não lotéricos) realizaram 1,7 bilhão de operações de recebimento de contas, saques, depósitos, pagamentos de benefícios e aposentadorias, entre outros. Em 2010, até 31 agosto, foram realizadas 1,2 bilhão de transações desse tipo.
De acordo com Barasuol, alguns correspondentes se especializam em encaminhamento de propostas de abertura de contas, operações de crédito e financiamento. Em 2009 foram 2,2 milhões de transações, no valor total de R$ 9,3 bilhões (sendo R$ 7,7 bilhões em crédito imobiliário e R$ 1,5 bilhão em crédito consignado). Em 2010, até 31 de agosto, foram realizadas 2,6 milhões transações no valor total de R$ 22,3 bilhões (sendo R$ 15 bilhões em crédito imobiliário e R$ 1,3 bilhão em crédito consignado). “Nesse caso, o cliente vai ao corresponde e recebe informações sobre o crédito habitacional, entrega documentos e faz a proposta. Depois, vai a uma agência para assinar o contrato”, explica.
“O serviço [oferecido no correspondente] depende do interesse do estabelecimento. Aqueles que já têm movimentação de numerário, como as lotéricas e supermercados, preferem fazer operações que envolvem dinheiro, como saques e depósitos. Quem não tem essa movimentação, prefere operações que não envolvem movimentação de dinheiro em espécie, como crédito”, explicou.
O gerente geral da unidade de gestão de canais do Banco do Brasil, Hideraldo Dwight, afirma que o BB optou por entrar nesse mercado com os diversos comerciantes do País, diferentemente da Caixa, que fez parceria com lotéricas, ou do Bradesco, que fez com os Correios, para impulsionar os negócios iniciais de correspondentes bancários.
“A operação é muito mais complexa [atuar com vários parceiros], mas, ficar com um parceiro só, traria muito risco [se perderia o negócio no caso de desistência do parceiro]. Todos [os bancos] estão caminhando para um mix [de parceiros]”, diz Dwight.
Atualmente o BB conta com quase 20 mil correspondentes. “Ainda não temos em todos os municípios. Mas temos a meta de termos correspondentes em todas as áreas desassistidas, o que pode ser uma cidade ou uma região, até 2014,”, afirmou.
Em agosto, a rede de correspondentes BB atingiu 17,2 milhões de transações, o que representa um crescimento de 44% em relação ao mesmo período de 2009. No mês passado, foram contratados R$ 157 milhões em operações de crédito consignado, maior marca mensal registrada na atuação histórica do canal. Também foram feitas 1 milhão de propostas de abertura de contas para pessoas físicas.
Dwight acrescentou que o banco acompanha o desempenho dos correspondentes bancários e a demanda por serviços em uma região pode indicar necessidade de abertura de uma agência também no local.
O Bradesco conta com 23.190 pontos Bradesco Expresso (correspondentes) e 6.177 agências do Banco Postal (parceria com os Correios), segundo o último relatório trimestral de resultados do banco.
Fonte:
Agência Brasil
20/09/2010 11:45
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