Bancos pagam até 80% menos em tributação
Instituições financeiras, especialmente bancos, estão pagando até 80% menos tributos que as empresas de outras setores da economia. A explicação é singela: descobriram brechas na lei e passaram a considerar como lucro todo dinheiro que entra no caixa - ou seja, a receita.
Assim, conseguem reduzir de forma substancial o pagamento de PIS, Cofins e do Imposto de Renda sobre o lucro líquido, entre outros. "É um absurdo", critica o advogado Leonardo Antonelli. "Usam um artifício legal e desvirtuam o conceito da contribuição social sobre o lucro".
Segundo Rubens Branco, também advogado, essa distorção só se tornou possível porque o Governo cometeu um erro ao mudar a legislação tributária do setor financeiro há dois anos. (pág. 1 e 14)
Grávida de sete meses, a cantora evita acusações aos suspeitos de violentá-la: "Meu filho merece discrição. Preciso de amor e de dar amor". (pág. 1 e 5)
Embora abaixo do limite mínimo para consumo residencial (de 1 mg/litro), a toxina pode ser prejudicial para pessoas com baixa imunidade. Em concentrações elevadas, a microcistina pode causar câncer no fígado. (pág. 1 e 17)
Em laudo anexo, porém, os peritos não garantiram a autenticidade do resultado. Como houve pane no painel eletrônico no momento da totalização dos votos, o presidente da Câmara, Aécio Neves (PSDB-MG), cancelou a sessão. Nova votação está marcada para terça-feira. (...) (pág. 3)
O ministro da Educação, Paulo Renato, o governador Geraldo Alckmin e a campeã pan-americana de salto em distância, Maurren Maggi, participaram do evento. (...) (pág. 4)
EDITORIAL
"Made in Brazil" - (...) A "marca Brasil" é pois uma necessidade fundamental, já testada com êxito no mercado internacional de frangos, carne de porco e carne bovina. O "boom" das exportações agrícolas é apenas um degrau da longa escalada que o Brasil deve incorporar ao exercício de seu desenvolvimento que passa necessariamente pela melhoria da qualidade dos produtos. Esta melhoria é condição "sine qua non" para o aumento das exportações. (...) (pág. 10)
COLUNAS
(Coisas da Política - Dora Kramer) - Quanto mais modernos são os recursos com que contamos para facilitar a existência, mais irritação e perplexidade nos causam suas falhas. (...)
Vejamos agora esse caso do painel eletrônico, equipamento novíssimo, caríssimo e eficientíssimo, programado para fazer somas, entrou em pane, segundo alegação preliminar, por excesso de trabalho. (...)
O que se diz também é que o sistema - no valor de R$ 8,2 milhões - não conseguiu "entender" o pedido de cancelamento da sessão feito pela oposição para a recontagem de votos. (...)
Não é por nada não, mas computador, assim como avião, quando falha, em geral, não é por obra do Espírito Santo: ou é defeito de manutenção, de imperícia no manejo, ou fruto de má intenção, à qual também se dá o nome de sabotagem. (...) (pág. 2)
(Informe JB - Ricardo Boechat) - A Comissão da Câmara que investigou a morte de João Goulart divulga semana que vem seu relatório final.
O parecer do relator, deputado Miro Teixeira, mantém a suspeita de assassinato.
Jango estava na lista de caçados pela Operação Condor, que articulou ações de repressão das ditaduras do Chile, da Argentina, do Uruguai e do Brasil a partir de 1973.
O evento não tratava de saúde pública, mas o ministro lá compareceu para falar sobre "Comércio exterior e desenvolvimento industrial".
O PT denunciará a viagem ao Rio como campanha eleitoral custeada por recursos públicos. (pág. 6)
12/01/2001
Artigos Relacionados
Empresas pagam menos juros em abril, mas famílias tem crédito mais caro
Setor pecuarista quer menos disparidades na tributação das vendas para os mercados interno e externo
Francisco Dornelles: os mais pobres pagam muito imposto e os ricos pensam que pagam muito e reclamam
40 milhões de brasileiros não pagam INSS
Hidrelétricas pagam R$ 167,4 milhões em abril por uso da água
Veículos oficiais alugados não pagam pedágio