Bandeira do Mercosul deverá ser hasteada diariamente



Acostumados a acompanhar o hasteamento diário da bandeira nacional, os brasileiros poderão ter de se habituar, em breve, a vê-la ao lado de um outro pavilhão - o do Mercosul. As quatro estrelas que simbolizam o bloco deverão acompanhar as cores nacionais junto a prédios oficiais como o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e as sedes dos governos estaduais e municipais.

O hasteamento diário da bandeira do Mercosul está previsto no projeto de lei da Câmara (PLC 5/08) que recebeu, nesta terça-feira (3), parecer favorável da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Apresentado pelo deputado Dr. Rosinha (PT-PR), vice-presidente brasileiro do Parlamento do Mercosul, o projeto - que ainda será examinado pelo Plenário - teve como relator o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), entusiasta - como Rosinha - do processo de integração regional.

- Ainda que o Mercosul não seja dotado de supranacionalidade, o projeto muito contribui para o aprofundamento e a consolidação do processo de integração. Visa a inserir na rotina nacional homenagem diária a um símbolo da identidade mercosulina, que deverá criar nova percepção entre os cidadãos brasileiros de uma cidadania que transcende as fronteiras nacionais, estendendo-se aos países irmãos, Estados-partes do Mercosul - disse Zambiasi ao apresentar seu voto.

Na opinião do senador, o hasteamento diário da bandeira do bloco servirá também para caracterizar o Mercado Comum do Sul como "projeto político e estratégico". Durante o debate, o presidente da comissão, senador Cristovam Buarque (PDT-DF), defendeu apenas a futura mudança do nome do bloco, pois ele se incomodaria com o hasteamento, ao lado da bandeira nacional, da "bandeira de um mercado". Em resposta, Zambiasi recordou que a União Européia nasceu da antiga Comunidade Econômica Européia. Por sua vez, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) elogiou os debates que vêm sendo promovidos pelo Parlamento do Mercosul.

A CE também aprovou parecer favorável a projeto de lei do Senado (PLS 246/07), de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS), que institui o Fundo de Amparo ao Trabalhador Rural - ou FAT Rural. O projeto foi aprovado com nove emendas da senadora Ideli Salvatti (PT-SC) e ainda será examinado, em decisão terminativa, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Nomeado relator ad hoc do projeto, o senador Flávio Arns (PT-PR) concordou com proposta de acordo feita por Paim de que as emendas seriam aprovadas pela CE e discutidas com maior profundidade pela CAS.

Dois projetos de resolução do Senado (PRS) também foram acolhidos pela CE. O primeiro deles (PRS 21/08), de autoria dos senadores do PSDB João Tenório (AL) e Flexa Ribeiro (PA), institui o Diploma José Ermírio de Moraes para personalidades do setor industrial que se tenham destacado por sua contribuição à economia nacional. O relator ad hoc foi o senador Romeu Tuma (PTB-SP). O segundo (PRS 8/08), apresentado pelo senador Inácio Arruda (PC do B-CE), denomina Cândido Portinari o Museu Histórico do Senado Federal. O relator ad hoc foi o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG).

Foi aprovado ainda requerimento de Eduardo Azeredo para que compareçam a uma reunião da CE o estudante Eder Carlos Lopes Coimbra, de Padre Paraíso (MG), vencedor da competição Soletrando, do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo, e o próprio apresentador Luciano Huck. Segundo o senador, Eder vive no Vale do Jequitinhonha, uma das regiões mais pobres do país, e enfrentou 240 concorrentes.

03/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bandeira da Palestina é hasteada na sede da Unesco pela primeira vez na história

Bandeira brasileira é hasteada na Vila Paralímpica em sinal de boas vindas aos atletas

Comissão determina hasteamento da bandeira do Mercosul junto com bandeira nacional

Ata constitutiva do Parlamento do Mercosul deverá ser assinada em dezembro

Zambiasi: Parlamento do Mercosul deverá ser instalado este ano

Comissão deverá debater relações comerciais com países do Mercosul