Belini Meurer anuncia audiência pública sobre universidades comunitárias
O senador Belini Meurer (PT-SC) agradeceu em Plenário a aprovação, na manhã desta quarta-feira (4), pela Comissão de Educação (CE), de requerimento de sua autoria solicitando a realização de audiência pública para discutir a situação das universidades comunitárias no Brasil.
O parlamentar lembrou que as universidades comunitárias são instituições de ensino superior privadas e sem fins lucrativos. Estão presentes na maioria dos estados brasileiros, oferecendo cursos de graduação e pós-graduação, além de implementarem programas de alto nível de pesquisa e extensão, com foco no desenvolvimento de comunidades fora dos grandes centros.
Para participar da audiência pública, o senador convidou representantes do Ministério da Educação e das universidades comunitárias. Os convidados discutirão o projeto de lei da Câmara, de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS), e projeto de lei do Senado, da senadora Ideli Salvatti (PT-SC), que tratam do tema.
Belini Meurer disse que sua intenção, ao propor o debate, é esclarecer como o poder público poderá se utilizar dessa rede de universidades já constituídas para estender ainda mais o ensino superior.
João Faustino (PSDB-RN), Níura Demarchi (PSDB-SC) e Heráclito Fortes (DEM-PI), em apartes, manifestaram seu apoio ao pronunciamento de Belini Meurer.
04/08/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Belini Meurer comemora inauguração de novos 'campi' de universidades federais
Belini Meurer elogia novas regras que obrigam universidades a oferecer cursos de mestrado e de doutorado
Santa Catarina ainda não tem sua Defensoria Pública, protesta Belini Meurer
CE realiza audiência sobre papel das universidades comunitárias
Belini Meurer despede-se do Senado
Belini Meurer manifesta preocupação com o conteúdo do ensino no Brasil