Santa Catarina ainda não tem sua Defensoria Pública, protesta Belini Meurer




O senador Belini Meurer (PT-SC) afirmou nesta quarta-feira (15) que o estado de Santa Catarina é a única unidade da federação que ainda não tem sua própria Defensoria Pública. Para o senador, já passou da hora de Santa Catarina oferecer o serviço de assistência gratuita a seus cidadãos.

- A criação da Defensoria Pública é imprescindível para assegurar aos cidadãos mais pobres o direito fundamental de acesso à justiça - disse Belini Meurer, lembrando que a Constituição de 1988 obriga os estados brasileiros e o Distrito Federal a prestarem assistência judiciária integral e gratuita a todos que não têm condições financeiras de contratar advogados.

A falta da Defensoria Pública vem prejudicando Santa Catarina, afirmou o senador, principalmente o sistema prisional do estado. As unidades prisionais estão superlotadas, práticas que violam os direitos humanos acontecem na maioria das prisões e diversos benefícios dos condenados não são cumpridos, como a progressão de regime e o direito a trabalho e estudo.

- Isso gera cada vez mais rebeliões dentro dos presídios - afirmou.

Recentemente, testemunhou Belini Meurer, a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça e o Conselho Nacional dos Defensores Público-Gerais promoveram em Santa Catarina o projeto Força Nacional da Defensoria Pública em Execução Penal. De 16 a 27 de agosto de 2010, esse projeto levou 30 defensores públicos voluntários de vários estados e da Defensoria Pública da União (DPU) para realizarem um mutirão de atendimento naquele estado.

- Durante o mutirão, eles atenderam todos os presos da Penitenciária de São Pedro de Alcântara, constatando que mais de 95% não possuíam advogados e deveriam estar sendo assistidos pelo nosso estado - declarou.

De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, André Castro, conforme citou Meurer, a inexistência de defensoria em Santa Catarina decorre da "falta de vontade política" e da ausência de compreensão "da importância e relevância sociais da Defensoria Pública".

O senador prometeu empenhar-se na busca de recursos orçamentários para a criação de um Núcleo de Atendimento Jurídico para presos e familiares em Santa Catarina, para que essa parcela da população tenha seus direitos garantidos enquanto a Defensoria Pública não é criada.

Meurer também informou que a sociedade civil organizada de seu estado já colheu dezenas de milhares de assinaturas para a apresentação de um projeto de iniciativa popular na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

- É urgente a criação da Defensoria Pública em Santa Catarina. É uma vergonha que não tenha sido criada, sendo o único estado do Brasil que ainda não possui. Os deputados estaduais que compõem a Assembleia Legislativa têm obrigação moral de aprovar o projeto de iniciativa popular que pede a criação. E o governador precisa garantir que sancionará a proposta - concluiu o senador.



15/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Belini Meurer critica posição contrária do governo de Santa Catarina ao piso nacional de professores

Belini Meurer anuncia audiência pública sobre universidades comunitárias

Mutirão da Defensoria Pública em Santa Catarina vai até 27 de agosto

Belini Meurer despede-se do Senado

Belini Meurer manifesta preocupação com o conteúdo do ensino no Brasil

Belini Meurer: sociedade exerce seu poder com orçamento participativo