Belini Meurer comemora inauguração de novos 'campi' de universidades federais




Matéria retificada às 21h14

O senador petista Belini Meurer (SC) comemorou em Plenário nesta quarta-feira (25) a inauguração de três novos campi de universidades federais, um deles da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Curitibanos (SC). Os outros dois em São Paulo, nas cidades de São Carlos (SP) e Sorocaba (SP). Os investimentos são de R$ 7,4 milhões. Meurer assumiu a vaga da senadora licenciada Ideli Salvatti (PT).

Meurer recordou que, conforme o ministro da Educação Fernando Haddad, durante o governo Lula foram implantadas universidades federais em mil municípios do país, sendo que atualmente 105 campi avançados se encontram em pleno funcionamento e possuem instalações definitivas; foram instalados 559 polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e 214 novas unidades de Institutos Federais de Educação em Ciência e Tecnologia, com cursos técnicos e profissionalizantes para alunos de todo o Brasil serão implantadasaté o final deste ano.

- O que as pessoas precisam é de condições para fazer uma educação de qualidade, de incentivos para que façam uma boa universidade. Qualquer um pode ser um grande gênio - afirmou.

Meurer registrou a existência no campus de Curitibanos da UFSC de 15 salas de aula, bibliotecas, dez laboratórios integrados e auditório com capacidade para 180 pessoas. Atualmente, segundo informou, o campus tem 180 alunos matriculados e oferece curso de Ciências Rurais, Agronomia e Engenharia Florestal, no modelo de educação integral continuada.

O parlamentar mencionou anda a Universidade Federal da Fronteira Sul, que atende Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul e oferece ensino técnico e profissionalizante a 10 mil alunos. Somente o campus de Chapecó, exemplificou, tem capacidade para atender 10 mil alunos. Já a Universidade da Fronteira Oeste instalou nove campi.

- Todos falavam que Lula era um cara sem instrução, mas ele foi o presidente que mais expandiu o ensino superior no Brasil. Temos muito a comemorar, mas acreditamos que ainda há muito a ser feito - afirmou.



25/08/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Belini Meurer anuncia audiência pública sobre universidades comunitárias

Belini Meurer elogia novas regras que obrigam universidades a oferecer cursos de mestrado e de doutorado

Belini Meurer despede-se do Senado

Belini Meurer manifesta preocupação com o conteúdo do ensino no Brasil

Belini Meurer: sociedade exerce seu poder com orçamento participativo

Belini Meurer, suplente de Ideli, assume mandato de senador