BELLO PARGA DESTACA ÍNDICES DE APROVAÇÃO POPULAR A ROSEANA



Ao comentar hoje (dia 25) o resultado de duas pesquisas nacionais de opinião sobre o desempenho dos governadores, o senador Bello Parga (PFL-MA) salientou que, em ambas, a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, obteve altos índices de aprovação.

Como 20 dos 27 governadores alcançaram índices de aprovação superiores a 50%, Bello Parga concluiu que, ao contrário do que o noticiário da imprensa poderia levar a crer, "a classe política não está desmoralizada como querem fazer supor".

A primeira pesquisa, realizada pela revista IstoÉ e pela empresa Brasmarket, ouviu 16.160 pessoas em todo o país no mês de julho e, numa tabela em ordem decrescente dos índices de aprovação atingidos pelos 27 governos estaduais, o governo do Maranhão ficou em 8º lugar, com 66,7%, observou o senador. Conforme explicou, esse índice representa a soma de respostas em que o governo maranhense foi avaliado como "ótimo", "bom" e "regular".

Na pesquisa da Isto É/Brasmarket, ressaltou o senador, também foi verificado o "grau de popularidade" dos governadores, em que Roseana Sarney ficou em 6º lugar, com 44,4%.

Bello Parga destacou que a segunda pesquisa de opinião, solicitada ao Ibope pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi aplicada nos dias 8 a 12 agosto nas capitais do país, sendo que, em São Luís, foram ouvidas 400 pessoas na faixa etária de 16 a mais de 45 anos, 186 homens e 214 mulheres. Frente às opções "ótima" e "boa", os entrevistados garantiram um "índice de popularidade" de 55% à governadora do Maranhão. Se acrescentados os que consideram a sua administração "regular" -38% -a aprovação ao governo de Roseana Sarney sobe para 93%, afirmou..

O senador comentou, em especial, a última pergunta do Ibope aos entrevistados, que, a seu ver, dá consistência aos índices de popularidade e aprovação. "O Estado do Maranhão está no caminho certo ou no caminho errado?", perguntou o Ibope, e 68% responderam que está no caminho certo.

- A governadora promoveu austeridade fiscal, o Programa de Demissão Voluntária, enxugou a máquina do estado, privatizou empresas, entre outras coisas necessárias e em comum com a política que o governo federal realiza no país. O esforço que se empreende em nosso estado está sendo compreendido pela população maranhense - frisou.

Em aparte, o senador Osmar Dias (PSDB-PR) disse que "é obrigação do Congresso Nacional proibir a divulgação de pesquisas um mês antes das eleições", pois elas registram grandes variações entre si, confundindo os eleitores. Pela Isto É/Brasmarket, exemplificou, o governador do Paraná estaria em 10º no ranking, mas, "quando o governo paga um instituto para realizar a pesquisa, atinge quase a unanimidade".

O senador Epitácio Cafeteira (PFL-MA) também se afirmou favorável a uma regulamentação das pesquisas eleitorais. Cafeteira, que disputou o governo maranhense nas eleições de 1994, admitiu, no entanto, que os índices de Roseana o acalentam, pois indicam "que ela realmente vai disputar a reeleição e que, portanto, vou ter a oportunidade de ir ao tira-teima com ela".



25/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


BELLO PARGA ELOGIA ROSEANA SARNEY

Bello Parga defende Roseana Sarney e Jorge Murad

BELLO PARGA DESTACA A LISURA DAS ELEIÇÕES NO MARANHÃO

BELLO PARGA DESTACA ARTIGO SOBRE MARANHÃO

TCU inocentou acusados do caso Sivam, destaca Bello Parga

BELLO PARGA DESTACA IMPORTÂNCIA DA INTERLIGAÇÃO DOS SISTEMAS ELÉTRICOS