BENEDITA COBRA PLANO PARA PREVENIR "EL NIÑO"



Preocupada com as possíveis catástrofes que o fenômeno climático El Niño poderácausar no país, a senadora Benedita da Silva defendeu hoje (dia 7) a necessidade de o governo federal implementar, em caráter de emergência, uma política preventiva que tranqüilize os cidadãos e articule os estados e municípios para que possam enfrentar os impactos agrícolas, urbanos e ambientais.

- O alerta coube aos cientistas, as providências cabem aos governos nas três esferas, União, estados e municípios - enfatizou.

Benedita ressaltou a importância das medidas de prevenção que as autoridades estaduais e municipais vêm adotando para minimizar os prejuízos previstos com a chegada do "evento climático do século". No entanto, considerou essas ações "fragmentadas e desarticuladas de um conjunto de diretrizes que deveriam formar um plano nacional".

Para a senadora, a Casa cumpriu o seu papel ao constituir Comissão Especial com o objetivo de analisar os efeitos do El Niño, que sugeriu, entre outras medidas, o fortalecimento das estruturas estaduais e municipais, orientação de safras agrícolas, desmilitarização do Corpo de Bombeiros, definição de recursos para a Defesa Civil, entre outras.

- Estão aí colocadas, diante de nós, previsões gravíssimas. Os municípios e os estados devem estar melhor preparados. Já foram propostas soluções para minimizar e enfrentar as possíveis tragédias climáticas. Falta o governo federal ser mais atuante - concluiu.



07/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


LOBÃO PEDE RECURSOS PARA PREVENIR " EL NIÑO"

BENEDITA DEFENDE MONITORAMENTO PARA PREVENIR INCÊNDIOS NA AMAZÔNIA

HELOÍSA COBRA DO GOVERNO AÇÕES PARA PREVENIR CALAMIDADES

BENEDITA COBRA DIREITOS PLENOS PARA EMPREGADOS DOMÉSTICOS

BENEDITA COBRA POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA ASSEGURAR DIREITOS HUMANOS

Plano vai prevenir violência contra jovens negros