BENEDITA CRITICA SUPRESSÃO DE DIREITOS



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) criticou hoje (dia 24) o texto da reforma da Previdência votado na última terça-feira (dia 23) pelo Senado, por entender quehouve um "esmagamento" dos direitos da maioria dos trabalhadores.

- Que Previdência queremos? Uma Previdência sem cunho social, olhando só os custos da União, tirando de quem já contribuiu? O que nos levou a votar, tirando direitos das pessoas? - indagou.

Para Benedita da Silva, faltou aos senadores a compreensão de que os trabalhadores brasileiros sempre pagam a conta. Ela questionou os senadores sobre se o que os orientou a aprovar o texto de Veras foi a necessidade de sustentação da reforma do ponto de vista do presidente Fernando Henrique Cardoso, ou se foram a consciência e o conhecimento de que era preciso uma reforma profunda no setor, levando-se em consideração os interesses dos trabalhadores.

A senadora destacou que o Estado não oferece educação e qualificação profissional à mulher, e quer exigir idade mínima para a aposentadoria.

- Eu, com 55 anos de idade, desde cedo no trabalho, não posso comprovar o tempo de serviço, não posso me aposentar mesmo que esteja no mercado de trabalho desde os 7 anos de idade. E as domésticas, que só com a Constituição tiveram o reconhecimento de sua categoria profissional? - frisou.

Benedita da Silva acrescentou que muitos irão "trabalhar, esgotar-se e morrer sem a aposentadoria". E disse que, se ainda fosse empregada doméstica, estaria "apavorada" neste momento.

A senadora aproveitou para defender a aposentadoria especial de aeroviários e aeronautas - devido aos problemas de saúde enfrentados por esses profissionais, como labirintite, envelhecimento precoce e distúrbios psicológicos -, reivindicação apoiada pelo senador Ney Suassuna (PMDB-PB).

24/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA QUER DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE POLICIAIS

BENEDITA QUER MOBILIZAÇÃO POR DIREITOS DE TRABALHADORAS RURAIS

BENEDITA COBRA DIREITOS PLENOS PARA EMPREGADOS DOMÉSTICOS

BENEDITA COBRA RATIFICAÇÃO DE CONVENÇÕES SOBRE DIREITOS DA CRIANÇA

BENEDITA CRITICA PACOTE FISCAL

BENEDITA CRITICA O PROGRAMA DE PRIVATIZAÇÃO