BENEDITA COBRA RATIFICAÇÃO DE CONVENÇÕES SOBRE DIREITOS DA CRIANÇA



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) cobrou do governo a ratificação de duas convenções que versam sobre direitos da criança. Uma, a Convenção 138 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estabelece idade mínima para ingresso no mercado de trabalho; e outra, conhecida como Convenção de Haia, que dispõe sobre proteção das crianças e cooperação em matéria de adoção internacional.

- Estou aguardando essas providências por parte do governo e estarei atenta para cobrar cada item que deixar de ser cumprido - declarou a senadora, enfatizando que a mesma exigência vem sendo feita pela Marcha Global Contra o Trabalho Infantil. Esse movimento, de acordo com a senadora, objetiva sensibilizar e mobilizar a sociedade no sentido de proteger as crianças da exploração econômica e da realização de qualquer trabalho que possa ser danoso ao seu desenvolvimento.

Benedita lembrou a chegada oficial desse movimento ao Brasil, marcado com evento realizado em Brasília no último dia 9, no Gran Circular, com uma mobilização promovida pelo Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, pela Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, pelo GDF e pela Confederação dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

Ela explicou que o encontro culminou com uma "marchinha" dos meninos e meninas trabalhadores rurais de todo país em direção ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto, onde entregaram documentos de reivindicação ao presidente da República. No entendimento da senadora, os trabalhadores mirins anteciparam a comemoração do Dia da Criança, fazendo uma verdadeira passeata pela Esplanada dos Ministérios.



13/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi promete apressar ratificação de convenção sobre direitos do deficiente

BENEDITA COBRA DIREITOS PLENOS PARA EMPREGADOS DOMÉSTICOS

BENEDITA COBRA POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS PARA ASSEGURAR DIREITOS HUMANOS

BENEDITA COBRA EXPLICAÇÕES SOBRE PRIVATIZAÇÃO DE FLORESTAS

Cartilha sobre direitos da criança e do adolescente é lançada no DF

CPI RECOMENDA VOTAÇÃO DE PROJETOS SOBRE DIREITOS DA CRIANÇA