BENEDITA DA SILVA PEDE AÇÃO DO BRASIL PELA INDEPENDÊNCIA DO TIMOR LESTE



A adoção de um posicionamento mais enérgico por parte do governo brasileiro em favor da independência do Timor Leste foi defendida hoje (dia 23) pela senadora Benedita da Silva (PT-SP), que dirigiu apelonesse sentido ao presidente Fernando Henrique Cardoso e ao ministro das Relações Exteriores.

A senadora destacou a necessidade de que o Brasil demonstre, de forma mais efetiva, sua solidariedade à luta pela autonomia do Timor Leste, dentro da tradição da política externa brasileira de compromisso com a garantia de auto-determinação dos povos.

Segundo Benedita da Silva, a riqueza mineral do Timor - que está entre os vinte maiores produtores de petróleo do mundo - é o motivo do interesse de potências estrangeiras em impedir a independência do país, e um terço da população já pereceu na luta pela emancipação, cujos principais oponentes são a Indonésia e a Austrália.

Em aparte, o líder do PT, Eduardo Suplicy (SP), manifestou a solidariedade do partido ao pronunciamento da senadora, e elogiou o ex-presidente Itamar Franco, que, na condição de Embaixador do Brasil em Lisboa, pronunciou-se em defesa da independência do Timor Leste.



23/08/1995

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO PEDE APOIO DO SENADO PARA INDEPENDÊNCIA DO TIMOR LESTE

CÂNDIDO QUER SABER O QUE O BRASIL FAZ PELA INDEPENDÊNCIA DO TIMOR

Ministro da Defesa do Timor Leste fala da independência do país

Presidente do Timor-Leste pede paz em entrevista à TV Senado

EMILIA PEDE PROVIDÊNCIAS PARA O TIMOR LESTE

SUPLICY PEDE APOIO AO POVO DO TIMOR LESTE