Presidente do Timor-Leste pede paz em entrevista à TV Senado



Temas como a pobreza, a paz e a sobrevivência da língua portuguesa são abordados pelo presidente do Timor-Leste, José Ramos Horta, em entrevista exclusiva à TV Senado que será exibida neste final de semana pela emissora. No programa, o líder timorense defende uma cooperação maior entre os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) como medida para evitar a extinção gradual do idioma Português.

José Ramos Horta, que também é Prêmio Nobel da Paz, analisa na entrevista a situação de miséria vivida em vários países e conclui que "enquanto houver pobreza extrema, não haverá paz". Para ele, os países ricos não estão cumprindo a sua parte no processo de superação da pobreza.

Na entrevista, ainda, o presidente do Timor-Leste sugere um "aprofundamento da cooperação bilateral com o Brasil, especialmente na capacitação de recursos humanos". Informou que seu país tem receitas superiores a um bilhão de dólares anuais oriundos do petróleo e que tem condições de sustentar programas de superação do subdesenvolvimento e da pobreza extrema.

A entrevista será exibida no sábado (2), às 13h30, e no domingo (3), às 19h.

A TV Senado pode ser sintonizada pelos canais 40 UHF (João Pessoa), 43 UHF (Fortaleza), 51 UHF (Brasília), 53 UHF (Salvador), 55 UHF (Recife) e 57 UHF (Manaus); e também nos canais 7 (Net Brasília), 118 (Sky) , 217 (Direct TV) e 17 (TECSAT).

Terena

Uma das lideranças indígenas mais atuantes na luta pela demarcação de terras e outras questões de interesse dos povos indígenas, Marcos Terena também concedeu entrevista exclusiva à TV Senado, que poderá ser assistida neste final de semana. O programa vai ao ar no sábado, às 16h30 e às 21h30, e no domingo, às 11h30 e às 22h.

Representante do grupo Terena do Pantanal Sul-Mato-Grossense, o entrevistado é escritor, piloto de aeronaves e criador do primeiro movimento indígena no Brasil. Idealizou e organizou a Conferência Mundial dos Povos Indígenas sobre território, meio ambiente e desenvolvimento durante a RIO/92. Por sua atuação, Marcos Terena é conhecido como o primeiro índio de toda a história da aviação e o primeiro índio brasileiro a participar de um grupo de trabalho da ONU.

Samba

Neste final de semana, ainda, o programa Conversa de Músico conta com a participação da artista Renata Jambeiro, que em entrevista e interpretações faz uma "viagem" à primeira metade do século 20, expondo a presença da mulher na música brasileira.

Acompanhada por Henrique Neto, no violão de sete cordas, Dudu 7 Cordas, no cavaquinho, e Breno Alves, no pandeiro, Renata Jambeiro interpreta sambas que têm a mulher como tema e fonte de inspiração e ilustram a reação e o comportamento da sociedade da época. São composições de Chiquinha Gonzaga, Ary Barroso, Bororó e Lupicínio Rodrigues.

O Conversa de Músico vai ao ar sábado, às 9h30 e às 20h, e no domingo, às 8h e às 20h30.

O samba, ainda, faz parte do programa Espaço Cultural, em entrevista com os músicos Pedro Paulo Malta e Alfredo Del-Penho. Os dois falam sobre o CD "Cachaça dá Samba", de autoria dos dois músicos, e sobre o espetáculo musical "Sassaricando - E o Rio inventou a Marchinha", já apresentado no Rio de Janeiro e em Brasília.

O Espaço Cultural será exibido no sábado, às 24h, e no domingo, às 14h30.



01/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Presidente do Timor Leste visita o Senado

Presidente do Timor Leste visita o Senado

PATROCÍNIO PEDE APOIO DO SENADO PARA INDEPENDÊNCIA DO TIMOR LESTE

Entrevista encerra seleção de professores para Timor Leste

Paim recebe presidente do Parlamento do Timor Leste

Suplicy propõe voto de restabelecimento ao presidente do Timor Leste