BENEDITA DEPLORA SITUAÇÃO DAS HERDEIRAS DE CRUZ E SOUSA
A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) lamentou o estado em que vivem as herdeiras de Cruz e Sousa, a quem ela considera o maior poeta simbolista brasileiro. Referia-se a Ercy Cruz e Sousa, sua filha Dina Tereza e à neta Emilene, cuja única renda é uma simbólica pensão paga pelo governo de Santa Catarina.
- Quero destacar que o nosso orgulho pela inteligência e obra literária de Cruz e Sousa deve também ser revertido em amor e ajuda à sua família, o que, sem dúvida, é a continuidade de sua presença física entre nós.
Benedita parabenizou o Senado pela criação do Prêmio Cruz e Sousa e pela comemoração desse centenário, e traçou um perfil da vida desse poeta simbolista, a quem ela definiu como autor de uma poesia original e profunda. Disse que Cruz e Sousa jamais logrou bom acolhimento nas redações de jornais e nas rodas literárias, e atribuiu a essa discriminação a deficiência de sua saúde.
Conforme a parlamentar, "a vida do poeta contrastou com o valor de sua obra literária, cada vez mais reconhecida como das maiores contribuições à literatura brasileira". Em sua opinião, a obra de Cruz e Sousa marcou profundamente a vida literária do país, "afirmando em definitivo a poesia simbolista brasileira".
19/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
ANUNCIADOS VENCEDORES DO PRÊMIO CRUZ E SOUSA
APROVADA INSTITUIÇÃO DO PRÊMIO CRUZ E SOUSA
TÁVOLA RESSALTA IMPORTÂNCIA DA OBRA DE CRUZ E SOUSA
GERALDO MELO DESTACA PRÊMIO CRUZ E SOUSA
COMEÇAM A SER AVALIADOS OS TEXTOS PARA O PRÊMIO CRUZ E SOUSA
RONALDO FALA EM FLORIANÓPOLIS SOBRE O POETA CRUZ E SOUSA