BENEDITA DESTACA O DIA INTERNACIONAL CONTRA O RACISMO



O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, transcorrido no dia 21 deste mês, foi destacado hoje (23) pela senadora Benedita da Silva (PT-RJ) como uma data especial "porque resgatamos, tanto da história passada quanto da contemporânea, exemplos de práticas racistas abomináveis em nossos dias".

A data foi instituída pela ONU, em 1960, em sinal de protesto contra o assassinato de 69 negros na África do Sul. A senadora lamentou que, passadas várias décadas dessa iniciativa, "a discriminação racial está longe de se transformar em página virada da história mundial".

- Mesmo os quatro mandatos a mim conferidos pela população do Rio de Janeiro, nos quais tenho me dedicado incessantemente ao combate às desigualdades sociais e ao racismo, ainda não foram suficientes para me conformar com os resultados alcançados - disse.

Benedita da Silva registrou a sua participação no seminário "Superando o Racismo: Brasil, África do Sul e Estados Unidos no Século XXI",realizado na Cidade do Cabo, de 2 a 5 deste mês. O evento, segundo a senadora, foi promovido pela "Iniciativa de Relações Humanas Comparadas do Southern Educational Foundation (SEF)", organização localizada em Atlanta (EUA), em parceria com o Instituto para a Democracia na África do Sul (Idasa), "onde ainda há muito a ser feito por esta causa".

O racismo, na opinião da senadora, marcou drasticamente a história. Para ela, apesar de comprovada a falácia das teorias racistas, é grande sua influência na história do pensamento humano. "A história está aí, mas faço questão de incluir nesse pronunciamento a passagem bíblica que revela um ato de discriminação contra Jesus Cristo".

- Esse ranço intrínseco da natureza humana deve ser trazido à lembrança constantemente para que possamos, de uma vez por todas, extirpar do cotidiano contemporâneo tais práticas e limpar essa nódoa que, historicamente, foi e é comum à espécie humana - enfatizou.



23/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA LEMBRA O DIA INTERNACIONAL DA NÃO-VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Paulo Paim destaca data para celebrar poesia, inclusão de portadores de Síndrome de Down e luta contra o racismo

BENEDITA PREGA A "SOLIDARIEDADE ATIVA" NO COMBATE AO RACISMO

FRANCELINO DESTACA DIA INTERNACIONAL DA NÃO VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

Serys destaca Dia Internacional contra o Uso e o Tráfico de Drogas

Serys destaca Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher