BENEDITA: GLOBALIZAÇÃO PUNE TRABALHADOR



A globalização pune os trabalhadores com o aumento do desemprego e as precárias condições de trabalho, segundo afirmou a. senadora Benedita da Silva (PT-RJ). Ela disse que as conseqüências imediatas da nova forma de modelo econômico são o crescimento nos índices de acidente de trabalho e de doenças profissionais.

Na opinião de Benedita, a acelerada invasão dos computadores nos ambientes de trabalho tem gerado novas formas de doenças. Entre elas, a senadora citou os casos de LER (lesão por esforço repetitivo), patologia que já vem sendo classificada como epidemia nas metrópoles brasileiras.

- São doenças relacionadas à execução de tarefas excessivamente rotineiras e repetitivas, mecanicamente alienantes, levando músculos e mentes ao estado agonizante da atrofia ou da hipertrofia - explicou.

Segundo estudos realizados no Brasil e no exterior, divulgados pela senadora carioca, as mulheres compõem o grupo mais afetado pela disseminação da LER. "Isso se justifica na medida em que o contingente de trabalhadoras no mercado de trabalho se expandiu consideravelmente nas últimas décadas", informou.

Benedita da Silva revelou que a grande maioria das mulheres ocupa hoje as posições menos favorecidas da estrutura produtiva, o que significa, no caso do mercado da informática, as posições equivalentes a digitadoras, que exigem uma carga de esforço físico e mental muito maior.

Para piorar, na opinião da senadora, as empresas de equipamentos de informática fabricam microcomputadores e teclados sem a menor preocupação com a anatomia das mãos, colunas e cabeças dos usuários. "Estes são os grandes vilões da saúde da trabalhadora nos escritórios e nas firmas do mundo inteiro", responsabilizou.



18/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA FAZ ANÁLISE DOS EFEITOS DA GLOBALIZAÇÃO

BENEDITA DETACA APROVAÇÃO DE PROJETO QUE PUNE ASSÉDIO SEXUAL

TRABALHADOR EM DIFICULDADE NÃO É CALOTEIRO, DIZ BENEDITA

PARA BENEDITA, MODELO ECONÔMICO É O MAIOR INIMIGO DO TRABALHADOR

(Flash) - Casa do Trabalhador 'Mário Covas' é o mais moderno Posto de Atendimento ao Trabalhador no

GLOBALIZAÇÃO É TEMA DE SEMINÁRIO NO ILB