BENEDITA DETACA APROVAÇÃO DE PROJETO QUE PUNE ASSÉDIO SEXUAL



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou hoje (dia 10) que a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) deu um importante passo para criminalizar o assédio sexual, ao aprovar substitutivo do senador José Bianco a projeto de sua autoria destinado a punir esse tipo de comportamento.

- O relatório por ele apresentado aprimorou consideravelmente a idéia original, contribuindo de forma determinante para que a proposição se transforme em uma legislação moderna e atual - disse a senadora.

Conforme Benedita, "o assédio sexual é uma forma de violência das mais graves contra mulheres e homens". Ela afirmou que as freqüentes denúncias de assédio, vindas a público no Brasil e no mundo, têm contribuído para dar maior visibilidade a uma prática que atinge de forma especial o gênero feminino.

Em sua opinião, a luta contra o assédio sexual é também uma luta pelo respeito à mulher no seu ambiente de trabalho. "É um crime e deve ser encarado como algo que rompe as relações humanas, e não como uma brincadeira", disse ainda a parlamentar, citando pesquisas segundo as quais 52% das mulheres que trabalham admitem que já foram assediadas sexualmente.

Benedita da Silva explicou que, na maioria das vezes, as vítimas não denunciam o assédio por medo de enfrentar a coerção, feita na maioria das vezes por um superior hierárquico, ou por considerarem a exposição pública do fato ainda mais constrangedor que a violência sofrida. "Mas a maioria das mulheres que já foram objeto de investidas de seus chefes sentem-se gravemente ofendidas", sustentou.

10/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA DEFENDE SEU PROJETO QUE INCRIMINA ASSÉDIO SEXUAL

CCJ APROVA PROJETO QUE PREVÊ JUSTA CAUSA POR ASSÉDIO SEXUAL

VAI A SANÇÃO PROJETO QUE PUNE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES

Audiência debate projeto que pune discriminação sexual

SANCIONADO PROJETO QUE PUNE EXPLORAÇÃO SEXUAL DE MENORES

Aguarda votação projeto que pune com maior rigor exploração sexual de criança ou adolescente