BENEDITA: MARCHA GLOBAL QUER FIM DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL



A Marcha Global Contra o Trabalho Infantil, que ontem (dia 13) trouxe a Brasília mais de 3 mil crianças de todo o país, integra, segundo registrou hoje (dia 14) a senadora Benedita da Silva (PT-RJ), um esforço mundial de mobilização para garantir às crianças o direito à educação, a viverem livres da exploração econômica e de trabalhos danosos ao seu desenvolvimento.

A marcha abrange países dos cinco continentes e, iniciada em agosto de 1997, deverá chegar a Genebra, na Suíça, em junho deste ano, por ocasião da Assembléia Geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), informou. Nessa reunião, representantes de governos, trabalhadores e empresários deverão elaborar uma nova convenção mundial sobre o trabalho infantil, acrescentou.

Benedita solicitou a inscrição, nos anais da Casa, do documento elaborado a partir das discussões das crianças nos vários estados brasileiros, organizado pela CNBB e entregue, na quarta-feira, aos presidentes da República, do Senado e da Câmara.

No documento, as crianças exigem a extinção do trabalho infantil no país, em cumprimento às legislações internacionais relativas aos direitos da infância e da adolescência, destacou a senadora.

- A Marcha Global propõe a ratificação e o respeito à Convenção 138 da OIT, que estabelece a idade mínima que permite o ingresso de adolescentes no mercado de trabalho, e a aprovação da proposta de emenda constitucional nº 413/96, do governo federal, enviada ao Congresso Nacional em outubro de 1996, que proíbe o trabalho para menores de 14 anos - informou.



14/05/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa a 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil

Governo e OIT debatem trabalho infantil em Conferência Global

Dilma propõe pacto global pelo fim do trabalho infantil

Dilma abre 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil

Internautas brasileiros podem participar da Marcha Virtual contra o trabalho infantil

MDS coordena preparação para Conferência Global sobre o Trabalho Infantil