BENEDITA QUER INTEGRAÇÃO DOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA À SOCIEDADE



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou que os direitos à cidadania e os direitos sociais, como saúde, educação, trabalho e lazer, são negados aos deficientes brasileiros, apesar de estarem garantidos na Constituição e no Programa Nacional de Direitos Humanos.

Para Benedita, é necessário se fazer um trabalho de conscientização para que os deficientes sejam integrados à sociedade, pois "a construção da ordem social democrática só é possível quando o valor da igualdade de oportunidades decorrer da aceitação de que todos os indivíduos têm o direito de compartilhar a vida em sociedade".

Nesse sentido, ela destacou a realização de seminário em comemoração ao Dia Nacional de Luta do Portador de Deficiência, cujo tema foi "Portador de Deficiência-Portador de Cidadania". A seu ver, o evento teve o objetivo de identificar e propor aos poderes públicos iniciativas capazes de superar as dificuldades que impedem o atendimento de qualidade à pessoa com deficiência.

- Existem hoje milhões de brasileiros buscando sua cidadania. Por isso, a democracia no Brasil estará concretizada no momento em que a questão social tiver espaço prioritário nos governos, sem a divisão cidadão e não-cidadão, cidadãos de primeira classe e cidadãos de segunda classe. Os milhões de brasileiros portadores de deficiência não querem misericórdia, mas respeito. Não querem caridade, mas justiça. Não clamam por privilégios, mas exigem os direitos que lhes são negados - disse.



06/10/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


BENEDITA QUER INCENTIVAR CRIAÇÃO DE EMPREGOS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

BENEDITA QUER INCENTIVAR CRIAÇÃO DE EMPREGOS PARA PORTADORES DE DEFICIÊNCIA

José Jorge quer derrubar veto a lei que beneficia portadores de deficiência

BENEDITA: PRIVATIZAÇÕES NÃO TÊM TRAZIDO COMPENSAÇÕES À SOCIEDADE

Portadores de Deficiência: Transportes

Portadores de Deficiência: Cultura