BENEDITA QUER INVESTIMENTO NA SAÚDE PREVENTIVA



A senadora Benedita da Silva (PT-RJ) afirmou hoje (dia18) que o governo federal vem mostrando descaso com a prevenção de doenças, pois, "segundo dados do Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU), o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso cortou R$ 38 milhões que deveriam ser aplicados na prevenção de doenças".

A senadora lembrou que a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) foi criada com a alegação de que eram necessários mais recursos para a saúde. Benedita entende que é preciso investir em saúde preventiva e não apenas na curativa.

Segundo Benedita, diversas doenças conhecidas há tempos, como a osteoporose, podem ser evitadas com prevenção. "Estima-se que no Brasil, no ano 2000, haja uma população de 21 milhões de idosos. Destes, cerca de 4 milhões terão osteoporose se não houver medidas preventivas", afirmou.

Benedita observou que o relatório do TCU sobre as contas do governo, aprovadas com ressalvas no último dia 16, alerta quanto à necessidade de redobrar esforços na área da saúde preventiva. O relatório informa, segundo Benedita, que o Programa de Combate à Tuberculose recebeu 19,99% dos recursos previstos.

Já o combate à hanseníase não recebeu nenhum centavo da Fundação Nacional de Saúde, disse a senadora, citando o relatório do TCU. Benedita destacou que, segundo a Organização Mundial de Saúde, em 1997 o Brasil ocupava o segundo lugar mundial em casos de hanseníase, atrás apenas da Índia.

A senadora comentou também o problema da Aids, que cresce principalmente entre a população de baixa renda, "por falta de informação", acredita. "A falta de atenção com a prevenção desse vírus pode custar ao BrasilUS$ 700 milhões por ano em despesas com o tratamento dos doentes, em vez de economizar com prevenção", disse.

- Se o governo continuar demonstrando descaso com a prevenção de doenças, em breve estaremos diante de várias endemias que necessitarão de muito mais recursos para o seu tratamento - alertou Benedita.



18/06/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aloysio Nunes quer investimento em saúde sem retorno da CPMF

SECRETÁRIO DO DF DEFENDE MODELO DE SAÚDE PREVENTIVA

Saneamento básico: saúde preventiva e qualidade de vida

Jayme Campos parabeniza ANS por resolução que incentiva saúde preventiva

Carlos Bezerra defende ação preventiva na área de saúde

Troca quer política preventiva ao uso de álcool e drogas