Benedito de Lira defende política sustentável de mobilidade urbana



O senador Benedito de Lira (PP-AL) ressaltou, nesta quarta-feira (23), que o Brasil precisa buscar, de maneira urgente, uma política sustentável de mobilidade urbana para as médias e grandes cidades. Ele lembrou que, para muitos brasileiros, o transporte não é uma opção, mas a única forma de chegar ao trabalho e garantir sua sobrevivência.

– Hoje houve greve de metroviários que causou um nó no trânsito e paralisou a sexta cidade mais populosa do mundo – exemplificou o senador, ao comentar o caos enfrentado por São Paulo.

Na opinião de Benedito de Lira, o país não planejou de maneira adequada o crescimento urbano e populacional das cidades, faltando infraestrutura para dar conta do grande número de carros e motos do modelo de transporte individual. Além disso, frisou o senador, o transporte coletivo carece de investimentos públicos em todo o Brasil.

Nas grandes metrópoles, como Rio de Janeiro e São Paulo, afirmou o parlamentar, acontecem congestionamentos em diversas áreas e em praticamente todas as horas do dia. Até cidades medianas como a capital de Alagoas, Maceió, já enfrentam problemas do excesso de veículos somado a transporte público deficiente e caro e falta de alternativas.

Investimento em VLT

Para Benedito de Lira, com a dificuldade para se deslocar, a maioria dos brasileiros perde qualidade de vida. O senador disse acreditar que os governantes têm errado ao privilegiar o transporte individual em detrimento do transporte de massa e pediu a construção de metrôs e também de veículos leves sobre trilhos (VLT).

Benedito destacou que Maceió vem construindo um sistema integrado de transporte que oferece diversas alternativas aos usuários. Ele lembrou que a cidade inaugurou o VLT em outubro do ano passado e que, agora, deve ocorrer a expansão do sistema.

O senador comemorou a garantia de R$ 133 milhões do PAC da Mobilidade Urbana, que se somarão a recursos do governo estadual, para levar o VLT ao aeroporto da capital alagoana.

– Quando todo o projeto do VLT estiver concluído até o aeroporto, ele terá capacidade de transportar até 135 mil passageiros por dia. Essa iniciativa terá impacto também no turismo, pois oferecerá conforto aos visitantes e trabalhadores do setor que se deslocam para o aeroporto – explicou.



23/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Ferraço defende aprovação da Política Nacional de Mobilidade Urbana

Walter Pinheiro defende aprovação sem emenda da Política Nacional de Mobilidade Urbana

Benedito de Lira cobra política de incentivo à indústria sucroalcooleira

Benedito de Lira defende investimentos em infraestrutura no Nordeste

Benedito de Lira defende manutenção do horário da ‘Voz do Brasil’

Benedito de Lira defende Lula de acusações de Valério