Ricardo Ferraço defende aprovação da Política Nacional de Mobilidade Urbana




O senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) defendeu, em pronunciamento nesta quarta-feira (7), a aprovação do projeto de lei da Câmara que institui as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU). A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou o regime de urgência para a tramitação da matéria, que deve ser apreciada em Plenário nos próximos dias.

O PLC 166/2010 estabelece princípios, diretrizes e instrumentos para que os municípios executem uma política de transporte coletivo capaz de atender à população e contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável.

Ferraço lembrou que a PNMU, que vem sendo debatida no Congresso desde 1995, é um dos temas mais relevantes para a população brasileira, especialmente para os trabalhadores, mas também para todos os que têm que se deslocar e que, frisou o senador, precisam de conforto e merecem respeito por parte do transporte coletivo nos seus vários modais.

Uma exigência da PNMU, explicou, é a precedência do transporte não motorizado sobre o motorizado e do transporte coletivo sobre o individual. A intenção é favorecer, entre outras medidas, a priorização de transportes coletivos indutores do crescimento; a mitigação dos custos ambientais, sociais e econômicos dos deslocamentos; e uma política tarifária baseada nos critérios de equidade no acesso aos serviços.

A PNMU, frisou o senador, traz como princípios a acessibilidade universal; desenvolvimento sustentável das cidades, nas dimensões socioeconômicas e ambientais; equidade no acesso dos cidadãos ao transporte público coletivo; eficiência, eficácia e efetividade na prestação dos serviços de transporte urbano e na circulação urbana; gestão democrática e o controle social; segurança necessária e adequada nos deslocamentos das pessoas; justa distribuição dos benefícios e ônus decorrentes do uso dos diferentes modos e serviços; equidade no uso do espaço público de circulação, vias e logradouros. 



07/12/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro defende aprovação sem emenda da Política Nacional de Mobilidade Urbana

Comissão aprova Política Nacional de Mobilidade Urbana

Comissão analisa Política Nacional de Mobilidade Urbana

Política Nacional de Mobilidade Urbana entra em vigor em abril

Política Nacional de Mobilidade Urbana vai ao Plenário em regime de urgência

Nova política nacional de mobilidade urbana é sancionada pela presidenta