Benício: Piauí poderá se tornar maior produtor de soja do Nordeste



Em discurso nesta terça-feira (9), o senador Benício Sampaio (PPB-PI) anunciou o começo de um processo cujo objetivo é tornar o Piauí o maior produtor de soja do Nordeste. O parlamentar registrou sua participação, na última sexta-feira (5), em solenidade que marcou o início da construção de um complexo para comprar, armazenar e industrializar soja, no município de Uruçuí, que contou com a presença do governador do estado, Hugo Napoleão.

A construção do complexo é de iniciativa da empresa Bunge, que opera no Brasil desde 1908. Segundo o senador, serão feitos no Piauí investimentos de R$ 420 milhões, nos próximos cinco anos. Somente para a compra e o fomento da produção de soja nas diversas localidades serão alocados R$ 129 milhões. O empreendimento vai gerar mais de 500 empregos diretos e 10 mil indiretos. O dinheiro investido, conforme Benício, representa mais de seis vezes o montante aplicado pelos bancos de desenvolvimento.

- É oportuno dar ciência a todos que no meu estado existe, talvez, a última fronteira agrícola da Região Nordeste, com grandes possibilidades de expansão. São 8 milhões de hectares de cerrado semelhantes aos setentrionais do Centro-Oeste brasileiro, 60% agricultáveis, 3 milhões aptos para o cultivo da soja - esclareceu ele.

O representante piauiense no Senado citou o presidente da Divisão Central da Bunge Alimentos, Sérgio Roberto Waldrich, segundo o qual o processo de beneficiamento de soja na região será iniciado já em julho. O complexo terá capacidade para industrializar duas mil toneladas de soja ao dia para produção de farelo e óleo, na primeira fase de implantação. Serão esmagadas anualmente cerca de 600 mil toneladas do grão.

Localizada a 450 metros de altitude média, a região onde será instalado o fábrica da Bunge é cortada pelos rios Parnaíba, Gurguéia e Uruçuí. A possibilidade de produção de grãos na região, segundo Benício Sampaio, foi verificada na década de 80.



09/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil poderá se tornar maior produtor e exportador de alimentos, diz Neuto de Conto

Brasil será maior produtor de soja do mundo

Benício Sampaio pede socorro para o Piauí

Benício Sampaio cobra investimentos no Nordeste

Benício se despede do Senado criticando falta de investimento da União no Piauí

Benício quer solução definitiva para a seca que atinge o Piauí