Benício se despede do Senado criticando falta de investimento da União no Piauí



O senador Benício Sampaio (PPB-PI) despediu-se do Senado Federal em Plenário nesta terça-feira (17) lamentando o descaso do governo federal em alocar investimentos para o Piauí. O parlamentar assumiu há pouco mais de um ano a vaga do titular, Hugo Napoleão, que saiu para ser governador do Piauí. Benício Sampaio ressaltou potencialidades do estado como a cultura do algodão e de frutas, abundância de água e terras férteis, observando não haver iniciativas governamentais concretas para desenvolvê-las.

- O Piauí agoniza, hoje, pela falta de política consistente e permanente de desenvolvimento regional. Saio daqui, portanto, indignado com essas ocorrências, certo de que o futuro, com a minha contribuição, ensejará dias melhores para o povo do meu estado - disse.

Benício Sampaio disse ter lutado para liberação de recursos para municípios do Piauí e para o governo estadual, mas criticou a burocracia que inviabiliza a liberação de verbas para a sua região. Sobre anúncio de que o governo do presidente da República eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciará o programa de combate à fome no Piauí, o parlamentar disse esperar não apenas ações pontuais, mas um programa consistente e permanente.

Em balanço de suas iniciativas na Casa, Benício Sampaio observou ter apresentado projetos como o que concede incentivos fiscais para empresas que adotarem em favor de seus funcionários ações preventivas a doenças cardiovasculares e o que regulamenta o exercício da medicina - atualmente embasado em quatro leis ordinárias, um decreto e numerosas resoluções do Conselho Federal de Medicina, além de dispositivo constitucional que trata da acumulação de cargos e empregos públicos.

O senador lembrou ainda que é de sua autoria projeto de lei que institui em agosto, um dia em que se possa, nacionalmente discutir o colesterol como elemento responsável pelos processos obstrutivos arteriais.

Em aparte, o senador Luiz Pastore (PMDB-ES) destacou a participação de Benício Sampaio nas comissões do Senado Federal e mistas do Congresso Nacional. O senador Nabor Júnior (PMDB-AC) disse que Sampaio firmou-se como um dos senadores mais atuantes, solidificando também laços de amizade entre os parlamentares da Casa. Gilberto Mestrinho (PMDB-AM) afirmou que o parlamentar cumpriu o seu dever com competência. Moreira Mendes (PFL-RO) testemunhou a atuação intensa de Sampaio nos trabalhos do Senado e na defesa dos interesses do povo do Piauí. Ele também classificou a conduta de Benício como equilibrada.

- Exerci atividades em quase todas as comissões técnicas do Senado e em outras mistas com a Câmara. Surpreendi-me com a quantidade, a qualidade e a seriedade com que aqui se trabalha, discutindo, por vezes de forma exaustiva, idéias e sugestões que possam contribuir para melhorar a vida dos cidadãos brasileiros, por meio de leis e resoluções justas, procedentes e, sobretudo, democráticas - frisou Benício.



17/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


JOSAPHAT MARINHO SE DESPEDE CRITICANDO A GLOBALIZAÇÃO

Bisol começa a depor criticando a falta de objeto da CPI

Benício Sampaio pede socorro para o Piauí

Benício: Piauí poderá se tornar maior produtor de soja do Nordeste

Benício quer solução definitiva para a seca que atinge o Piauí

Benício Sampaio assume vaga no Senado