Benício Sampaio cobra investimentos no Nordeste
O senador Benício Sampaio (PPB-PI) cobrou nesta terça-feira (18) mais investimentos do governo federal no Nordeste para viabilizar o crescimento e o desenvolvimento da região. "Urge que se crie uma política de desenvolvimento para o Nordeste. A descentralização do parque industrial do país, o estímulo à agroindústria e à pecuária, a qualificação dos prestadores de serviços, a reativação da construção de moradias populares e de classe média, no conjunto das ações anteriormente propostas, se torna imperativo. São caminhos para a solução e para o desenvolvimento social", sugeriu.
Os governos estaduais nordestinos, especialmente o do Piauí, não têm condições de resolver o problema da falta de empregos, na opinião do senador. "Nada resta para que se possa investir em ações de desenvolvimento que venham criar oportunidades de trabalho e atividade econômica rentável. Nos municípios, inclusive na capital, o quadro é semelhante ou até mais grave", alertou.
O senador disse ter conversado com diretores de faculdades e reitores de universidades baseadas em Teresina, que demonstraram a mesma preocupação. Eles estão buscando soluções mas não vislumbram perspectivas, informou Benício Sampaio. Os professores, acrescentou, acreditam que a pesquisa universitária e científica poderia se voltar para o desenvolvimento econômico-social com ênfase nas circunstâncias regionais, ao invés de promover estudos individuais personalísticos, com enfoque meramente acadêmico, de pouca praticidade, como ocorre na maioria da teses.
- Amanhã a Assembléia Legislativa do Estado promoverá evento para estimular o pensamento. Propor uma política de desenvolvimento sustentável para o Piauí. Desde março, o governo estadual já promoveu também 10 seminários, o último há pouco mais de 15 dias, envolvendo vários países sul-americanos e da América Central, além de técnicos do Banco Mundial e do Instituto Interamericano, com objetivos semelhantes. Não há, no entanto, instrumentos que possam operacionalizar ações concretas - completou o senador.
18/06/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Benício Sampaio assume vaga no Senado
Benício Sampaio registra os 179 anos da Batalha do Jenipapo
Benício Sampaio registra 150º aniversário de Teresina
Benício Sampaio pede socorro para o Piauí
Benício Sampaio pede plano estratégico para a saúde
Benício Sampaio quer empenho do governo em programa de águas subterrâneas