Benício Sampaio registra 150º aniversário de Teresina



O senador Benício Sampaio (PPB-PI) lembrou nesta quarta-feira (30) os 150 anos de existência da cidade de Teresina, capital do Piauí. A data foi comemorada no último dia 16 de agosto e as festas do sesquicentenário se estenderam por um mês, informou o senador, período em que a cidade recebeu as mais variadas homenagens.

Teresina foi a primeira capital planejada do país, ressaltou o senador, lembrando que em meados do século 19 o então presidente da província do Piauí, conselheiro José Antônio Saraiva, decidiu transferir a sede da capital, que estava sediada em Oeiras. Por sua posição estratégica, foi escolhido o ponto de confluência dos Rios Parnaíba e Poti, a 350 quilômetros do litoral, para que em 16 de agosto de 1852 fosse inaugurada a nova capital, batizada de Teresina em homenagem à imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, esposa de dom Pedro II.

Hoje, explicou o senador, Teresina é um centro atacadista que atende comerciantes tanto das demais cidades do interior do Piauí quanto de cidades do Maranhão, do Pará, do Tocantins e do Ceará. Outras atividades econômicas de destaque são a indústria têxtil, as manufaturas e o beneficiamento do couro nos tradicionais curtumes da região. Outro setor em franco desenvolvimento é o da construção civil. A tendência, desde 1995, tem sido a da verticalização da cidade com a construção de modernos edifícios de apartamentos e de salas comerciais.

Concordando com o fundador de Teresina, Benício Sampaio disse que o florescimento comercial da capital deve muito a sua posição geográfica. O Rio Poti, que banha vários bairros da cidade, é fonte de renda, alimento e lazer. A argila do rio é matéria-prima de algumas das melhores peças de artesanato produzidas na região, assinalou.

Além dos rios, continuou o senador, a malha rodoviária piauiense permite que a capital receba, diariamente, milhares de trabalhadores. Segundo ele, a capital está na convergência do tráfego rodoviário de estados do Norte e do Nordeste para o Sul.

Benício Sampaio também destacou a posição de Teresina como um grande centro regional de saúde, que é referência nas regiões Norte e Nordeste desde a inauguração do Hospital Getúlio Vargas, em 1941. Hoje, 33 hospitais, juntamente com outros 600 estabelecimentos de saúde, oferecem atendimento médico à população de sete estados, na maior concentração de unidades assistenciais do Nordeste. Metade das pessoas atendidas não são de Teresina; uma proporção que não é superada por nenhuma outra cidade do país.

O senador lamentou que, a exemplo de vários outros projetos em andamento em todo o país, o Pólo de Saúde de Teresina enfrente atualmente grave crise, ocasionada por carência de recursos. Ele afirmou que a verba que o governo federal vem destinando à saúde no Piauí não reflete as reais necessidades do setor.



30/10/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Benício Sampaio registra os 179 anos da Batalha do Jenipapo

Benício Sampaio assume vaga no Senado

Benício Sampaio cobra investimentos no Nordeste

Benício Sampaio pede socorro para o Piauí

Benício Sampaio pede plano estratégico para a saúde

Benício Sampaio quer empenho do governo em programa de águas subterrâneas