Benício Sampaio quer empenho do governo em programa de águas subterrâneas



O senador Benício Sampaio (PPB-PI) conclamou os ministérios de Minas e Energia, da Integração Nacional, do Desenvolvimento Agrário e do Meio Ambiente a se articularem com a Agência Nacional de Águas (ANA) para viabilizar a implantação do Programa de Água Subterrânea para a Região Nordeste. O programa visa, basicamente, gerar informação e o conhecimento necessários para subsidiar o desenvolvimento da região utilizando racionalmente as águas subterrâneas disponíveis.

Benício Sampaio defendeu que o Brasil deve superar o velho paradigma de supervalorizar a água superficial em detrimento da água subterrânea. Para ele, os planejadores de políticas públicas buscam soluções para a falta de água no Nordeste apenas por meio de barragens e açudes. "Mas essa é uma atitude temerária e limitada, uma vez que a evaporação das superfícies de água no subsolo é intensa", argumentou. A escassez de água no Nordeste, além de favorecer o empobrecimento físico e cultural da população, prejudica a agricultura e gerará "grandes tensões sociais para as próximas décadas na região", previu o senador. Nesse sentido, ele deu o exemplo do caso de seu estado, o Piauí, um dos mais pobres do país, mas detentor de um dos maiores potenciais de água subterrânea de boa qualidade do Nordeste.

- Nenhuma política pública de desenvolvimento deveria ser implementada sem antes considerar a utilização das nossas águas subterrâneas - enfatizou.



23/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp elogia estudos do governo sobre águas subterrâneas

Benício Sampaio assume vaga no Senado

Benício Sampaio cobra investimentos no Nordeste

Benício Sampaio registra os 179 anos da Batalha do Jenipapo

Benício Sampaio registra 150º aniversário de Teresina

Benício Sampaio pede socorro para o Piauí