Benício Sampaio registra os 179 anos da Batalha do Jenipapo



O senador Benício Sampaio (PPB-PI) informou que, nesta quarta-feira (13), o estado do Piauí comemorará os 179 anos da Batalha do Jenipapo. Na oportunidade, o governador Hugo Napoleão, autoridades judiciárias, legislativas, municipais e eclesiásticas entregarão a medalha Heróis do Jenipapo.

Também serão homenageados o alferes Leonardo Castelo Branco, com um busto de bronze, e o senador Alberto Silva (PMDB-PI), que construiu o monumento Heróis da Independência do Brasil, em memória aos que morreram em solo piauiense na cidade de Campo Maior, às margens do Rio Jenipapo, a 85 km de Teresina, capital do estado.

A Batalha do Jenipapo foi travada entre as 9 e as 14 horas do dia 13 de março de 1823, às margens do rio Jenipapo, em Campo Maior. Do embate entre as forças da Coroa Portuguesa - comandada pelo major João José de Cunha Fidié - e os brasileiros que defendiam a Independência, resultaram mais de 200 mortos e feridos brasileiros. Calcula-se entre 60 feridos e 19 mortos nas hostes portuguesas.

- Embora derrotados, os valorosos soldados brasileiros conseguiram o seu objetivo principal: impediram a marcha de Fidié para Oeiras, preservando a vitória da revolução em Teresina. Não há relato de evento com maior magnitude nas lutas pela independência - afirmou Benício Sampaio.



12/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Wellington Dias registra os 191 anos da Batalha do Jenipapo

Benício Sampaio registra 150º aniversário de Teresina

Senado comemora 186 anos da Batalha do Jenipapo

Começa sessão especial de homenagem aos 186 anos da Batalha de Jenipapo

Mão Santa lembra os 187 anos da Batalha do Jenipapo e sua importância para a Independência

Mão Santa comemora 184 anos da Batalha de Jenipapo e cobra atenção às obras inacabadas do Piauí