BERNARDO CABRAL ALERTA PARA INVASÃO ALIENÍGENA NA AMAZÔNIA
O senador Bernardo Cabral (PFL-AM) alertou hoje (dia 8) para denúncia feita por moradores ribeirinhos da localidade de Boca do Caribi, no Médio Amazonas, sobre a presença de estrangeiros, com títulos de grandes extensões de terra, que estão ocupando áreas e, assim, prejudicando a prática do extrativismo naquela região. O senador leu documento assinado por 270 ribeirinhos que se sentem ameaçados por uma invasão de alienígenas, "caprichosos na catalogação de nossa fauna e flora".
- São pessoas alheias ao meio que, sem dar quaisquer explicações, se arvoram em donos da floresta e das riquezas da região - completou.
Depois de ressaltar que os povos da Amazônia só querem o direito de trabalho na terra de onde garantem a subsistência, Bernardo Cabral lembrou que a região, ao longo de sua história, despertou a cobiça internacional e a ambição de aventureiros em busca de multiplicar fortunas.
- Não tenho vocação nem razões para assumir um discurso xenófobo para defender os interesses nacionais, entretanto, penso que a advertência desses caboclos é de extrema gravidade e merece acurada atenção - advertiu.
Em apartes, o senador Edison Lobão (PFL-MA) afirmou que esse tipo de presença de estrangeiros apresenta riscos e pode servir a interesses inconfessáveis. O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) considerou importante o alerta dos povos da Amazônia, argumentado que, se não forem tomadas providências, as patentes das futuras espécies descobertas acabarão se tornando estrangeiras. Já o senador Romero Jucá (PFL-RO) destacou a necessidade de o país discutir o desenvolvimento sustentável da região. E o senador Ramez Tebet (PMDB-MS) elogiou Bernardo Cabral, apontando-o como intransigente defensor da Amazônia.
08/10/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
CABRAL ALERTA PARA INVASÃO DA AMAZÔNIA POR GUERRILHEIROS E NARCOTRAFICANTES
Bernardo Cabral defende proteção para a Amazônia
BERNARDO CABRAL DEFENDE ECOTURISMO NA AMAZÔNIA
Cabral alerta para desmatamento na Amazônia
BERNARDO CABRAL FAZ ALERTA PELA PRESERVAÇÃO DA FAUNA SILVESTRE
Bernardo Cabral denuncia organização que compra partes da Amazônia