Bernardo de Souza participa do Fórum das Desigualdades




"A Zona Sul precisa buscar parcerias e aliados para retomar o caminho do desenvolvimento". A observação foi feita pelo líder da bancada do Partido Popular Socialista na Assembléia Legislativa, deputado Bernardo de Souza, durante o Fórum Democrático das Desigualdades Regionais, ocorrido na quinta-feira (22/11), em Pelotas. No evento, organizado pela Subcomissão Mista que aborda o tema, o parlamentar falou também sobre a importância do setor terciário para o crescimento da economia da região.

Como integrante da subcomissão, o deputado pretende apresentar algumas sugestões ao relatório final, que foram abordadas em seu pronunciamento. Bernardo de Souza mencionou o esforço desencadeado para aprovar emenda de sua autoria, que propunha a implantação de impostos diferenciados para regiões em descompasso econômico com a média estadual, durante o debate do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias.

A busca de aliados à idéia possibilitou a aprovação da proposta, por unanimidade, na Comissão de Finanças e no plenário. A emenda foi sancionada pelo governador Olívio Dutra. "É isto que a região tem de fazer: buscar parcerias e aliados", afirmou.

Os resultados da pesquisa apresentada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicada (Ipea) comprovaram posição defendida pelo parlamentar em várias manifestações. "Ao indicar que o setor de comércio e prestação de serviços detém 72% do PIB de Pelotas, o estudo dá sustentação ao fato de que qualquer projeto de desenvolvimento econômico deve considerar a importância do segmento, sem desmerecer os demais", reflete.

Para o deputado, o grande problema proveniente das desigualdades regionais não está na relação entre as regiões ricas e as pobres, mas está na existência de "pessoas ricas e pessoas pobres". "Atrás das disparidades econômicas, estão as desigualdades sociais", lamentou.

A subcomissão é integrada por deputados de todas as comissões permanentes da Assembléia e está percorrendo as regiões do Estado, através do sistema de audiências públicas promovidas pelo Fórum Democrático. Nelas, estão sendo discutidas propostas e sugestões para a promoção do desenvolvimento harmônico do Rio Grande do Sul.


11/23/2001


Artigos Relacionados


Bernardo de Souza participa da homenagem a Caringi

NOTA/Bernardo do Souza

Bernardo de Souza filia-se no PPS

Começou o Fórum das Desigualdades

IPE é tema de palestra de Bernardo de Souza

Al promulga projeto de Bernardo de Souza