Berzoini e grupo do dossiê são convocados a depor. Ex-ministros da Saúde são convidados
A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Sanguessugas aprovou nesta terça-feira (17) a convocação do ex-coordenador da campanha à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e presidente licenciado do PT, Ricardo Berzoini, para prestar depoimento sobre o dossiê negociado por membros do partido com o empresário Luiz Antônio Vedoin, chefe da "máfia das ambulâncias".
Os integrantes desse grupo de petistas ligados ao caso do dossiê - Gedimar Passos, Valdebran Padilha, Expedito Veloso, Oswaldo Bargas, Jorge Lorenzetti e Hamilton Lacerda - além do ex-assessor especial de Lula Freud Godoy, também serão convocados a depor na CPI.
A aprovação, nesta terça, do convite para a vinda à CPI dos ex-ministros José Serra (PSDB), Barjas Negri (PSDB), Humberto Costa (PT) e Saraiva Felipe (PMDB), foi possível em razão de uma acordo entre governistas e oposicionistas pelo qual os requerimentos de convocação passaram a requerimentos de convite.
O acordo, no entanto, foi criticado pela líder do PT no Senado, Ideli Salvatti (SC), que viu prejudicada a votação do requerimento que previa a convocação do empresário Abel Pereira, ligado a Negri e suposto intermediário de propinas pagas pela "máfia das ambulâncias". No momento em que foi firmado o acordo, a reunião da CPI foi encerrada em razão do início da sessão plenária do Senado, conforme exige o regimento.
- E o outro lado da moeda? - indagou a líder do PT.
O presidente da comissão, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ),disse que ainda não sabe para quando marcará as audiências, mas o deputado Júlio Delgado (PSB-MG) defendeu que pelo menos um possa ocorrer antes do segundo turno das eleições presidenciais, marcado para o dia 29 deste mês. Delgado lembrou que Biscaia tem convocado reuniões semanais da CPI e que deveria seguir com essa prática.
O senador Efraim Morais mostrou-se satisfeito com o resultado da reunião, já que o trabalho da CPI poderá ter continuidade, mas foi cético em relação a efeitos político-eleitorais.
- Não vejo como o que foi aprovado hoje possa influenciar no resultado do segundo turno. Não haverá tempo - afirmou.
Também foram aprovados nesta terça o requerimento de convocação para depoimento de Francisco Rocha, o Rochinha, ex-braço direito de Humberto Costa, e que seria o homem responsável pelo pagamento de emendas no ministério; e o requerimento de transferência dos dados em poder da Polícia Federal e da Justiça relativos ao sigilo bancário e fiscal de Freud Godoy.
17/10/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ministros da Previdência e da Saúde são convidados para audiências na CAS
Ministros da Saúde e da Educação serão convidados para audiência pública na CAS
LISTA DE CONVOCADOS E CONVIDADOS PELA SUBCOMISSÃO DO JUDICIÁRIO
Governadores do DF e de Goiás são convocados para depor na CPI do Cachoeira
Agenciadores de tráfico de crianças e mulheres são convocados a depor
Juiz aposentado e presidente de tribunal de contas serão convocados para depor na CPI da Pedofilia