Bezerra protesta contra falta de informação em produtos
A falta de informações nas embalagens de produtos alimentícios levou o senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) a protestar contra os fabricantes que, segundo afirmou, vêm desobedecendo o Código de Defesa do Consumidor em seu artigo 31. Segundo o senador, basta percorrer os corredores dos supermercados e observar os rótulos do produtos disponíveis para constatar a irregularidade sendo praticada de diversas maneiras.
Bezerra assinalou informações sobre prazos de validade pouco claras, lista de ingredientes de produtos alimentares escrita em caracteres diminutos ou "criptografados, como conservante P-VI, acidulante INS 330, corante caramelo IV e outras coisas semelhantes".
O senador também criticou a tendência dos fabricantes de abandonarem o vocabulário da língua portuguesa em favor de termos estrangeiros.
- Por que dizer, por exemplo, rosehips quando podemos dizer rosa-mosqueta, ou Aloe vera - que pelo menos é designação científica - quando podemos dizer babosa? O quadro cultural que nos permite julgar desnecessário cumprir algumas leis é o mesmo que mantém a visão da violência como coisa natural. É isso que todos, Nação e Estado, precisamos mudar - concluiu.
04/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
BEZERRA PROTESTA CONTRA ANTECIPAÇÃO DE RECEITA PARA O GOVERNO DO MATO GROSSO
ACM protesta contra "falta de educação política"
DUTRA PROTESTA CONTRA FALTA DE QUORUM NA CAE
Heráclito protesta contra falta de ajuda federal aos desabrigados
Heloísa Helena protesta contra falta de assistência aos nordestinos
Gilvam Borges protesta contra falta de luz no interior do Amapá