Gilvam Borges protesta contra falta de luz no interior do Amapá



  O senador Gilvam Borges (PMDB-AP) protestou nesta terça-feira (8) em Plenário que o Programa Luz para Todos, de implantação de energia elétrica no meio rural, não atingiu até agora praticamente nenhum município de baixo Índice de Desenvolvimento Humano no Amapá. Programa foi criado no governo Luiz Inácio Lula da Silva, em 2004, e a intenção de universalizá-lo foi antecipada para 2008.

- Muitos não vivem mais no escuro à luz de candeeiros. Não é o caso dos brasileiros do Amapá. [O programa] Não acendeu uma luz sequer - lamentou o parlamentar, que fez um apelo ao ministro de Minas e Energia, Silas Rondeau, pela liberação de recursos para a implantação do programa em seu estado.

Gilvam Borges afirmou não acreditar haver interesse de que a energia elétrica não chegue ao Amapá, quando, em outros estados, o programa vem sendo implantado com sucesso. Para o senador, o Luz para Todos é fator de desenvolvimento econômico e social e instrumento de progresso, sendo, portanto, fundamental que sejam destinados recursos e apoio técnico para sua viabilização no estado.

O senador Gerson Camata (PMDB-ES) informou que o Espírito Santo está na fase final do programa. Segundo ele, em até dois meses o presidente Lula irá ao estado "inaugurar a última lâmpada" das 30 mil residências contempladas. Já o senador Augusto Botelho (PT-RR) lamentou que no seu estado apenas 20% do total previsto tenha sido implantado. O senador Mário Couto (PSDB-PA) usou da ironia para afirmar que os habitantes do Pará e Amapá somente terão luz quando se transferirem para o Sul e o Sudeste.

08/05/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Geovani Borges protesta contra censura à imprensa no Amapá

Mário Couto protesta contra falta de transporte escolar no interior

Geovani Borges protesta contra falta de investimentos em saneamento básico

Gilvam Borges pede a conclusão da BR-156 no Amapá

GILVAM BORGES CRITICA GOVERNADOR DO AMAPÁ

Gilvam Borges anuncia visita de Lula ao Amapá