Bezerra ressalta a importância do projeto Promotoria Comunitária



O projeto Promotoria Comunitária, desenvolvido pelo Ministério Público do Mato Grosso na cidade de Sinop, que leva os promotores de Justiça aos bairros residenciais, invertendo a ordem tradicional da prestação do serviço, mereceu os aplausos do senador Carlos Bezerra (PMDB-MT). O objetivo do projeto, informou, é aumentar em 50% o atendimento ao público, dando ênfase para as questões ligadas ao direito do consumidor, meio ambiente, direitos da criança e outras questões jurídicas.

O projeto já havia sido implementado em caráter experimental nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Essa experiência piloto serviu de modelo para outros municípios do estado, como Sinop, que conta com os benefícios do programa desde setembro.

A iniciativa do Ministério Público, segundo o senador, remonta à elaboração do Plano de Ação Estratégica para o biênio 2001/2002, quando, de acordo com o senador, o governo do estado definiu como política prioritária a intensificação do trabalho na área social. Além de reforços nas áreas de vigilância sanitária, saúde e educação, foram destinados mais recursos para o serviço disque-cidadania. Centralizado em Cuiabá, o serviço tem uma demanda de 5 mil pessoas por mês, com queixas relativas a irregularidades na prestação de serviços públicos até ofensas a direitos da coletividade.

A Promotoria do Mato Grosso, disse o senador, consciente de que a lei deve ser interpretada como meio de transformação social e modo de operacionalização democrática, concluiu que não haveria como priorizar o trabalho comunitário senão pela facilitação do acesso da comunidade à instituição.

26/10/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministério Público quer ampliar ações da Promotoria de Defesa Comunitária

Renan ressalta importância de projeto que regulamenta o estágio profissional

Raupp ressalta importância do projeto parceria público-privada

Paulo Davim ressalta importância do projeto Jovem Senador

Amir Lando ressalta importância do Projeto Rio Madeira para geração de energia e transporte hidroviário

Suplicy ressalta importância dos debates da Rio+20