Suplicy ressalta importância dos debates da Rio+20
Em discurso nesta quinta-feira (21), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ressaltou a importância da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que está sendo realizada no Rio de Janeiro.
- É uma oportunidade para que os povos do mundo possam refletir sobre como, efetivamente, prover sustentabilidade às suas nações; como fazer com que cada sociedade possa, ao mesmo tempo, construir os meios de efetiva solidariedade, de realização de justiça, de erradicação da pobreza, combinados às formas de proteger e melhorar o meio ambiente – declarou.
Suplicy leu em Plenário o discurso proferido pela presidente Dilma Rousseff na cerimônia de abertura da Rio+20, na quarta-feira (20). A presidente afirmou que pelas mãos dos representantes ali reunidos passam decisões políticas que impactam o crescimento econômico, a inclusão social e a proteção ambiental de todo o planeta.
Dilma disse ainda que todos têm a responsabilidade, perante a História e perante os povos, de fazer da Rio+20 o momento de firmar compromissos para o futuro, para a vida e o bem-estar de milhões de homens e mulheres que habitam o planeta. Esse compromisso, afirmou a presidente, será concretizado com o desenvolvimento sustentável que se pode traduzir em três palavras: crescer, incluir e proteger.
Eduardo Suplicy também mencionou sua participação em diversos painéis do evento, relativos à sustentabilidade, debates sobre a questão de trabalho decente e desemprego e também sobre migrações. Em todos eles, frisou o parlamentar, de uma forma ou de outra se discutiu a ideia da “renda básica de cidadania”, sob o conceito de participação societária, quando toda a população terá direito a receber uma participação nas riquezas de seus países, conceito convergente com o projeto do parlamentar.
Depois de seu discurso, Suplicy colocou um chapéu de Robin Hood – o herói inglês que rouba dos ricos para dar aos pobres – e abraçou-se à bandeira brasileira, elogiando a disposição do presidente da França, Françoise Hollande, de defender a criação de um fundo mundial feito a partir da taxação de grandes fortunas e sobre as transações financeiras. Na opinião do senador, os recursos poderão “garantir uma renda básica de cidadania para todos os habitantes do planeta” e, assim, ter a realização do sonho do herói fora da lei.
21/06/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Suplicy ressalta importância do cumprimento de Obama a Raul Castro
Suplicy ressalta importância do filme 'Lula, o Filho do Brasil'
Suplicy ressalta importância de regras mais rígidas para produtos importados
Jucá ressalta importância da atuação de ONG
Governo ressalta importância das relações internacionais
Ministro ressalta a importância da relação com a França