Biblioteca comemora 177 anos



Em 18 de maio de 1826, a Câmara dos Senadores do Império do Brasil decidiu, logo após a criação da Secretaria Geral da Mesa, determinar o surgimento do Arquivo e da Livraria do Senado. Começava aí a história da Biblioteca da Casa, hoje denominada Biblioteca Acadêmico Luiz Viana Filho, que completa agora 177 anos sem, no entanto, carregar o peso da idade. Pelo contrário: a Biblioteca do Senado tem hoje na leveza do trânsito de informações da rede mundial de computadores - a Internet - uma de suas principais armas.

Conectado à página da Biblioteca (www.senado.gov.br/biblioteca/) por meio de qualquer computador ligado à rede, o internauta tem acesso à legislação brasileira, aos indicadores e publicações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e à Rede Mundial de Informações Jurídicas, além das bases de dados de livros, artigos de revistas, artigos de jornais, coleção de periódicos, coleção de obras raras, Bibliografia Brasileira De Direito (BBD) e a coleção digital da Biblioteca.

- Nesses 177 anos, a biblioteca não se tornou um local estático, parado, mas acompanhou a história e a evolução do país. Nossa preocupação é garantir ao cidadão o acesso a seu acervo, por isso temos todos esses produtos na Internet. Garantir não mais somente o acesso ao patrimônio físico, mas também o acesso à informação, onde ela estiver - afirmou a diretora da Subsecretaria de Biblioteca, Simone Bastos Vieira.

O acervo atinge hoje a aproximadamente 150.000 livros, 4.000 obras de referência (dicionários, enciclopédias, etc.) e 3.600 títulos de periódicos (revistas e jornais). A Biblioteca dispõe ainda de mapas, microfilmes, audiovisuais, recortes de jornais nacionais e CD-ROMs, além de outros materiais. Embora tenha publicações nas mais diversas áreas do conhecimento, a Biblioteca é especializada em Ciências Sociais e Políticas.

A concentração está na área de Direito, que tem 60% do material. Desde 1986, por solicitação do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), a Biblioteca é responsável pela edição regular da BBD. No próximo sábado (17), na Bienal Internacional do Livro no Rio de Janeiro, o primeiro secretário da Mesa, senador Romeu Tuma (PFL-SP), lança a coletânea, em CDROM, dos 22 últimos anos da BBD, abrangendo toda a doutrina jurídica produzida no Brasil neste período.

A Biblioteca, que já ocupou o anexo ao Palácio Conde dos Arcos e depois o Palácio Monroe, veio para Brasília junto com o Senado e está, desde 1999, instalada em uma área de 3.250 metros quadrados. No local, além das coleções de livros, de periódicos e de referência, estão a de recortes de jornais, a do Depósito Legal (com todas as obras publicadas pela Casa), a coleção particular do senador Luiz Viana Filho (incorporada em 1997, com 10 mil volumes), a sala Multimeios (biblioteca digital, microfilmes e outros suportes) e a Coleção de Obras Raras, que reúne aproximadamente 4.000 volumes, entre livros e periódicos. A obra mais antiga é a Novus Orbis, de Joannes de Laet, editada em 1633 - quase 200 anos antes da criação da Biblioteca.

Desde dezembro de 2000 a Biblioteca participa da Rede Virtual de Bibliotecas - Congresso Nacional - RVBI, que substituiu a extinta Rede SABI - Subsistema de Administração de Bibliotecas, iniciada em 1972. A RVBI conta com uma plataforma de gerenciamento da informação e de base de dados multimídia, utilizando o sistema ALEPH, que adota mesmo formato bibliográfico internacional usado pelo seleto clube das bibliotecas digitais. Fazem parte da RVBI 15 bibliotecas, incluídas as da Câmara dos Deputados e a do Supremo Tribunal Federal.

Os 177 anos da Biblioteca serão lembrados pelo presidente do Senado, José Sarney, no próximo dia 14 (quarta-feira), durante o lançamento do livro "Carlos a Mário", que reúne a correspondência completa entre Carlos Drummond de Andrade e Mário de Andrade. O livro, com 616 páginas e 320 ilustrações, foi editado pela Bem-Te-Vi Produções Literárias e organizado por Lélia Coelho Frota, que cuidou também pesquisa iconográfica.




12/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Biblioteca do Senado comemora 176 anos

Biblioteca do Senado comemora 180 anos

Biblioteca do Senado comemora 180 anos

Biblioteca do Senado comemora 176 anos com programação cultural

Biblioteca do Senado comemora 176 anos com programação cultural

Biblioteca do Senado comemora 180 anos nesta terça