Biscaia examina nesta terça dossiê contra tucanos



O deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ), presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPI) dos Sanguessugas, examina nesta terça-feira (26) cópia do dossiê montado por Luiz Antonio Vedoin, sócio-proprietário da Planam, com informações e imagens supostamente comprometedoras de políticos do PSDB, entre eles o candidato a governador de São Paulo, José Serra, e o candidato a presidente, Geraldo Alckmin. O dossiê, negociado com integrantes das campanhas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do candidato petista a governador de São Paulo, senador Aloizio Mercadante, foi entregue pela Polícia Federal na sexta-feira (22) ao deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), um dos sub-relatores da CPI.

A vinda de Biscaia a Brasília estava prevista para esta segunda-feira (25), mas foi adiada em função de compromissos eleitorais. Durante a tarde de sexta, Gabeira acompanhou, na sede da PF em Brasília, os depoimentos de um dos implicados na negociação do dossiê: o ex-analista de mídia e risco da campanha do PT à Presidência, Jorge Lorenzetti. Juntamente com odeputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), outro sub-relator da CPI, Gabeira recebeu cópia do saque bancário feito no Rio de Janeiro e que compôs a maior parte do R$ 1,75 milhão encontrado com o petista Gedimar Passos - supostamente para pagamento do dossiê.

A cópia do saque e um CD lacrado foram entregues por Gabeira à secretaria da CPI e guardados no cofre, à espera das providências de Biscaia. O deputado do PV não quis se pronunciar sobre o conteúdo da documentação, argumentando que se comprometera com a PF e com a Justiça Federal de Mato Grosso a guardar sigilo, já que as investigações correm em segredo de justiça.

Biscaia fará o exame da documentação a cinco dias das eleições. Até lá, não está prevista nenhuma reunião plenária da CPI. Só está prevista a votação de requerimentos no dia4 de outubro. Entre as propostas, há justamente a convocação de ex-ministros da Saúde, como José Serra, Barjas Negri e Humberto Costa.

25/09/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Dossiê não prova nada contra Serra, diz Biscaia

Dossiê contra tucanos e cópia de comprovante de saque já estão com a CPI

Senadores repudiam tentativa de compra de dossiê contra tucanos

Biscaia examina na terça material enviado pelo Coaf

Mesa examina nesta terça representação contra Gim Argello

Biscaia quer votar requerimentos nesta terça-feira