Mesa examina nesta terça representação contra Gim Argello



O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), convocou para as 15h desta terça-feira (21) reunião da Mesa para examinar a representação do PSOL contra o senador Gim Argello, empossado em 17 de julho. Além dos membros da Mesa, o ofício de convocação foi enviado às partes - Argello e o PSOL - que poderão comparecer com seus respectivos advogados.

A representação para verificação de quebra de decoro parlamentar por Argello, suplente do ex-senador Joaquim Roriz (PMDB), foi entregue pelo PSOL à Secretaria Geral da Mesa do Senado em 18 de julho. O partido solicita que seja apurada a suposta participação de Gim Argello nos crimes investigados dentro da Operação Aquarela, por meio da qual a Polícia Civil do Distrito Federal e o Ministério Público Federal apuram o desvio de recursos do Banco de Brasília (BRB).

Em um dos trechos da representação, o PSOL observa que a "transcrição de conversas telefônicas e demais documentos e relatos da Polícia sugere fortemente uma combinação para fins supostamente ilícitos que envolveria o Representado, o ex-senador Joaquim Roriz, o empresário de transporte público, Sr. Nenê Constantino, o Sr. Franklin, além de outras pessoas, para o fim escuso da entrega e distribuição de mais de dois milhões de reais em dinheiro."

De acordo ainda como a representação, "o dinheiro teria sido sacado da conta do concessionário público Constantino de Oliveira, com cheque do Banco do Brasil descontado no BRB, banco presidido por Tarcísio Franklin, e a ser entregue ao ex-senador Roriz. É forte o indício de que o Representado, homem de reconhecidas posses, poderia ter usufruído facilidade de mobilização e auxiliado na realização do "negócio", ante sua anterior condição de presidente da Câmara Legislativa e da condição de suplente de senador."

Corregedoria

O corregedor do Senado, Romeu Tuma (DEM-SP), anunciou nesta segunda-feira (20), por meio de sua assessoria, que irá encontrar-se nesta terça-feira (21) com o procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Bandarra, e com o juiz Roberval Casemiro Belinatti, titular da Primeira Vara Criminal de Brasília, para coletar informações sobre as denúncias contra o senador Gim Argello. O primeiro encontro será às 14h30, com Bandarra. Em seguida, Tuma se reúne com Belinatti, de quem pretende obter novos documentos sobre o senador.



20/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mesa examina nesta quinta nova representação contra Renan

Mesa decide arquivar representação contra Gim Argello

PSOL entrega à Mesa representação contra Gim Argello

Mesa analisa nesta terça-feira nova representação contra Renan

PSOL vai recorrer da decisão da Mesa de arquivar representação contra Gim Argello

Demóstenes pede rapidez da Mesa em relação à representação contra Gim Argello