Blairo Maggi defende ajustes no Estatuto do Motorista



O senador Blairo Maggi (PR-MT) fez um alerta em Plenário, nesta terça-feira (7), para a necessidade de o Congresso Nacional efetuar uma revisão na Lei 12.619/2012, que regulamentou a jornada de trabalho e o tempo de direção de motoristas profissionais.

De acordo com Blairo, a exigência de 30 minutos de descanso para os motoristas após quatro horas de trabalho provocou uma alta de 30% nos preços dos fretes em seu estado, devido ao maior tempo necessário para se transportar as cargas.

Além disso, destacou o parlamentar, outra determinação da lei, que limita o tempo diário de direção a 11h, causou uma concentração do trânsito de caminhões no período diurno, provocando o aumento do número de acidentes em seu estado.

– Essa mudança deveria ser melhor para os trabalhadores, mas, de fato, trouxe um encargo muito maior e só para os setores produtivos. Esse aumento de frete não está ficando com o motorista, não está ficando com a transportadora, não está ficando com ninguém. É um dinheiro que o Brasil começou a perder simplesmente pela ineficiência, porque, por exemplo, se tínhamos lá mil caminhões rodando 15 horas por dia, agora temos a metade rodando 11 horas por dia – disse.

Após o pronunciamento de Blairo Maggi, o senador Paulo Paim (PT-RS) informou que, na manhã desta quarta-feira (8), representantes do setor de transporte rodoviário vão se reunir no Ministério dos Transportes para discutir a questão.



07/08/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Blairo Maggi defende o fim da burocracia no país

Blairo Maggi manifesta preocupação com economia e defende biodiesel

Blairo Maggi homenageia matogrossenses Gilmar Mendes e Eraí Maggi

Blairo Maggi defende investimentos em infraestrutura para garantir desenvolvimento

BLAIRO MAGGI SE DESPEDE DO SENADO

Blairo Maggi faz balanço dos trabalhos da CMA em 2013