Blairo Maggi diz confiar em solução para 'brasiguaios'
Ao comentar reunião informal da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), nesta quarta-feira (29), o senador Blairo Maggi (PR-MT) elogiou o empenho do governo brasileiro para que o Paraguai dê as garantias necessárias aos agricultores brasileiros instalados naquele país, os chamados "brasiguaios". O parlamentar afastou a possibilidade de um estremecimento das relações diplomáticas entre Brasil e Paraguai e mostrou-se otimista quanto a uma solução judicial para os conflitos de terras envolvendo os brasiguaios:
- O governo paraguaio vai obedecer ao que a legislação manda e o que a Justiça paraguaia determinar. Isto traz tranquilidade a esta comissão e ao Senado, pois todos nós defendemos e queremos o Estado de Direito - disse o senador.
Blairo Maggi elogiou a clareza do embaixador do Brasil no Paraguai, Eduardo dos Santos, que explicou aos membros da CRA os resultados dos esforços do governo brasileiro em apoio aos "brasiguaios". O senador destacou o processo de intervenção no instituto paraguaio responsável pela regularização de terras, que nos próximos 25 dias verificará a validade dos títulos de propriedade das áreas ocupadas por sem-terras e se as áreas são produtivas
Maggi não acredita que o conflito de terras comprometa as relações diplomáticas entre os dois países, e espera que, solucionada a crise, o Brasil possa reforçar sua amizade e cooperação com o Paraguai.
- É importante que a agricultura permaneça como está, gerando superávit comercial para o Paraguai. A exemplo do Brasil, o agronegócio é responsável por grande parte do PIB do país. Para a sociedade e o governo paraguaio, é importante cada vez produzir mais - disse o senador.
29/02/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Blairo Maggi homenageia matogrossenses Gilmar Mendes e Eraí Maggi
Blairo Maggi diz que preparativos para Copa estão em dia
Blairo Maggi sugere medidas para melhorar infraestrutura
Blairo Maggi defende investimentos em infraestrutura para garantir desenvolvimento
Para Blairo Maggi, decisão do STF sobre MPs ajudará no equilíbrio dos Poderes
Para Blairo Maggi, o Brasil ganha com novo Código Florestal