Blairo Maggi diz que preparativos para Copa estão em dia




O senador Blairo Maggi (PR-MT) disse em Plenário que o Brasil tem "totais condições e tranquilidade de chegar em 2014 na condição de fazer uma grande e bela Copa do Mundo". O parlamentar é presidente da Subcomissão Permanente de Acompanhamento da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, vinculada à Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Em pronunciamento nesta segunda-feira (6), o parlamentar informou que a Subcomissão já ouviu representantes de 11 das 12 cidades designadas como sede da Copa, faltando apenas o Rio de Janeiro. De acordo com ele, à exceção de Natal e de São Paulo, todos os estádios a serem utilizados estão em obras, cujos percentuais de execução variam de 15% a 23%.

- As arenas estarão prontas com muita antecedência - afirmou.

Quanto à mobilidade urbana, o senador afirmou que algumas obras já foram iniciadas, enquanto outras ainda não saíram do papel. O senador afirmou que a maior parte dessas obras está sendo financiada pela Caixa Econômica Federal, que, no entanto, ainda não criou um canal exclusivo para atendimento desses empreendimentos.

O senador afirmou que, nos próximos dias, a Subcomissão irá ouvir Regina Miki, titular da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Ele informou que os estados e as cidades-sedes ainda não se manifestaram oficialmente sobre o tema. Para Blairo Maggi, no setor de segurança, assim como no de saúde, cabe ao governo central "coordenar e apresentar uma proposta dentro das condições de cada estado". Na saúde, lembrou, haverá milhares de pessoas se movimentando pelas 12 sedes e o Brasil tem de estar preparado para isso.

No setor de comunicação, o senador afirmou que as operadoras serão chamadas a mostrar seus investimentos perante a Subcomissão.

Quanto aos aeroportos, o senador afirmou que eles estarão em condições de receber os turistas para a Copa do Mundo. Disse que, na reunião da presidente Dilma Rousseff com os prefeitos e governadores das 12 cidades e estados envolvidos na Copa, foi dito que as obras nos aeroportos destas localidades teriam de ser feitas mesmo se não houvesse a Copa do Mundo, já que a infraestrutura aeroportuária do Brasil está defasada, com gargalos em todos os grandes aeroportos brasileiros.



06/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Blairo Maggi homenageia matogrossenses Gilmar Mendes e Eraí Maggi

Blairo Maggi diz confiar em solução para 'brasiguaios'

Blairo Maggi sugere medidas para melhorar infraestrutura

Blairo Maggi defende investimentos em infraestrutura para garantir desenvolvimento

Para Blairo Maggi, decisão do STF sobre MPs ajudará no equilíbrio dos Poderes

Para Blairo Maggi, o Brasil ganha com novo Código Florestal