Blairo Maggi quer penas mais duras para crimes contra juízes e promotores



As penas para os crimes cometidos contra juiz, promotor ou funcionário público que exerça atividade de segurança pública poderão ser aumentadas. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado (PLS) 725/2011, de autoria do senador Blairo Maggi (PR-MT).

VEJA MAIS

O projeto altera o Código Penal criando agravante para esse tipo de crime. Isso significa que a pena pode ser aumentada, conforme a previsão legal para cada conduta criminosa. A matéria, que tramita em caráter terminativo, está aguardando designação de relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Na justificativa do projeto, o autor argumenta que a ousadia dos delinquentes está cada vez maior. Blairo Maggi diz que os criminosos "procuram intimidar os poderes constituídos mediante ameaças e até mesmo o homicídio de juízes, promotores, policiais, peritos e outros servidores encarregados de atividades de segurança pública".

"O abuso e a ousadia dos criminosos", afirma o senador, exige uma resposta dura do Estado. Para Blairo Maggi, uma forma de resposta seria "estabelecer como circunstância agravante o fato de o crime ter sido cometido contra qualquer dessas autoridades".



25/01/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


PROJETO DE PAULO SOUTO PREVÊ PENAS MAIS DURAS PARA CRIMES CONTRA O ERÁRIO

Aprovadas penas mais graves para crimes contra propriedade industrial

Ministério defende penas mais duras para motoristas embriagados

Crimes contra propriedade industrial terão penas mais graves

Crimes contra direitos autorais podem ser punidos com penas mais severas

Suplicy quer reduzir férias de juízes e promotores