Blatter reafirma aos organizadores êxito da Copa no Brasil



Nesta quarta-feira (28), o Comitê Organizador da Copa do Mundo da Fifa se reuniu em Zurique pela primeira vez na sua nova composição para discutir a edição de 2014, que será no Brasil. O presidente da organização, Joseph S. Blatter, abriu o encontro saudando o novo presidente do Comitê Organizador Local, José Maria Marin, e o brasileiro Marco Polo del Nero, nomeado recentemente para o Comitê Executivo da Fifa.

No intuito de sublinhar a importância do mundial para a entidade máxima do futebol, o Comitê Executivo fará parte, pela primeira vez, do fórum deliberativo que é responsável por monitorar e organizar cada edição da Copa.

"Depois da reconfirmação recebida da presidenta Dilma Rousseff e do governo brasileiro quanto ao cumprimento de todas as garantias, estamos confiantes de que, apesar das muitas tarefas que todos ainda temos pela frente, o Brasil organizará uma Copa do Mundo excepcional em 2014", disse Blatter. O mesmo tom havia sido manifesto pelo presidente da Fifa em carta enviada ao ministro do Esporte, Aldo Rebelo, na última semana.

Para que o comitê possa tirar proveito das experiências anteriores e dos preparativos futuros, os CEOs das edições de 2010 e 2018 da Copa do Mundo, Danny Jordaan e Alexey Sorokin, foram convidados a participar na condição de consultores especiais.

Sustentabilidade e slogan

"Recebemos hoje, pela primeira vez, um boletim bastante aprofundado quanto à situação dos preparativos em todos os aspectos, inclusive sobre o importante plano estratégico de sustentabilidade", disse Nicolás Leoz, presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e integrante do Comitê Executivo.

"Isso é essencial, já que temos uma responsabilidade que vai além da infraestrutura para o evento. Devemos garantir a maximização dos efeitos positivos em benefício de todos os brasileiros e a minimização do impacto negativo, sobretudo para o meio ambiente.”

Essa preocupação também estará refletida no slogan oficial, que deve ser lançado nos próximos dois meses. Espera-se que a data exata seja anunciada após a reunião do Conselho de Administração do Comitê Organizador Local do dia 9 de maio no Rio de Janeiro.

Centro de Treinamento de Seleções

O diretor executivo de Operações da Copa, Ricardo Trade, apresentou um amplo relatório dos preparativos frisando aspectos chave da organização do torneio, como a escolha dos centros de treinamento das seleções, a gestão dos gramados, as reformas nos estádios e demais obras.

Os membros do comitê reiteraram a necessidade de uma infraestrutura apropriada para garantir uma experiência agradável aos milhares de torcedores que viajarão ao Brasil e aos milhões de pessoas que assistirão às partidas em todo o País, desde as operações aeroportuárias até acomodação e transporte local. O enorme interesse pelo evento também recebeu destaque através dos resultados positivos alcançados até o momento pela venda dos pacotes de hospitalidade.

Outros temas debatidos afetam diretamente as partidas, como os preparativos das questões médicas e da arbitragem. O diretor do Departamento de Arbitragem da Fifa, Massimo Busacca, apresentou o caminho que os árbitros terão de percorrer até o Brasil. De agora em diante, será introduzida uma lista aberta de possíveis candidatos e, assim como no caso dos jogadores, haverá monitoramento constante e rigoroso quanto ao desempenho dos árbitros até a escolha final, no primeiro trimestre de 2014. A próxima reunião do Comitê Organizador acontecerá em 26 de setembro de 2012.

Fonte:
Portal da Copa

 



28/03/2012 18:54


Artigos Relacionados


Blatter diz que Fifa e governo brasileiro farão “Copa exitosa”

Dilma chega a Davos nesta 5ª e discute preparativos da Copa com Joseph Blatter

Evento em Curitiba reafirma presença da cidade na Copa

Domínio tecnológico garante êxito da produção de palma no Brasil

Em reunião com Fifa em Bruxelas, governo reafirma compromisso com Copa do Mundo

Brasil reafirma compromisso com a África