Bloco de apoio ao governo sugere que Wellington presida o Conselho de Ética



O líder do bloco de apoio ao governo no Senado (PT/PCdoB/PSB/PDT/PRB), senador Walter Pinheiro (PT-BA), anunciou em Plenário nesta terça-feira (3) a indicação do senador Wellington Dias (PT-PI) para a presidência do Conselho de Ética. O objetivo, destacou, é agilizar a recomposição do conselho. O cargo de presidente está vago desde setembro do ano passado, com o afastamento do senador João Alberto (PMDB-MA), que pediu licença para assumir cargo no governo do Maranhão.

A indicação do novo presidente cabe ao PMDB, mas, diante da dificuldade do partido na escolha de um nome para assumir o posto, o bloco liderado pelo PT decidiu sugerir Wellington Dias. Uma das atribuições do novo presidente do Conselho de Ética será decidir se acolhe representação do PSOL para apuração de denúncia de quebra de decoro parlamentar por parte do senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

O Conselho de Ética tem uma reunião marcada para a próxima terça-feira (10).

Na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou abertura de inquérito para investigar as relações entre Demóstenes e o empresário Carlinhos Cachoeira, acusado de explorar uma rede ilegal de jogos. Demóstenes é acusado de representar interesses de Cachoeira no Congresso e no Poder Judiciário.

– Em nome do bloco, venho pedir a completa apuração de todos os crimes, não só a apreciação da quebra de decoro, mas a apuração de todo o processo. É preciso recompor o conselho na próxima terça para apurar, avaliar e punir os responsáveis todos os crimes cometidos – ressaltou Walter Pinheiro.

O líder do PT enfatizou ainda que o corregedor da Casa, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), com apoio do presidente José Sarney, solicitou à Procuradoria-Geral da República que tanto a Corregedoria quanto o Conselho de Ética possam ter acesso às informações já reunidas sobre o caso.

PMDB

O líder do PMDB na Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que vai levar a sugestão de Wellington Dias para análise da bancada peemedebista. O senador informou que precisa conversar com o colégio de líderes para escolher um novo nome para a presidência do Conselho de Ética. A preferência, por enquanto, ainda seria por um nome do partido.



03/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bloco de Apoio ao Governo indica Wellington Dias como líder

Suplicy pede que Conselho de Ética investigue Suassuna e Wellington Roberto

Cristovam lamenta resultado do Conselho de Ética; Wellington critica apresentação de recurso

PT vai tentar ampliar Bloco de Apoio ao Governo

Mozarildo: PTB vai rediscutir permanência no bloco de apoio ao governo

Mozarildo: PTB vai rediscutir permanência no bloco de apoio ao governo